6 dicas para conquistar pacientes para o consultório

Conquistar pacientes para o consultório é uma dificuldade muito comum no início da carreira em Psicologia. Quando estão na faculdade, muitos jovens imaginam que o conteúdo das aulas e o empenho nos estudos serão suficientes para, no futuro, atuar com a agenda sempre cheia. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam.

Além de se dedicar ao aprendizado, é preciso encontrar formas de se diferenciar no mercado, que é extremamente concorrido. Você já parou para pensar em quantos psicólogos são formados pelas universidades todos os anos? Segundo dados oficiais, a marca ultrapassa os 18 mil novos profissionais. É muita gente!

Pensando nisso, listamos neste post 6 dicas valiosas para você se destacar e obter mais pacientes para o seu consultório. Confira a seguir!

1. Defina seu público-alvo

Muitos psicólogos decidem atender todos os tipos de público por considerarem que essa é a melhor saída para atrair mais pacientes. Pensando em números frios, quanto maior o alvo, maior é a chance de acertá-lo. Mas na prática, o ideal é fazer o oposto: escolher um nicho específico.

Ao fazer isso, você se especializa em um assunto e aumenta suas chances de se tornar referência no mercado. Tentar agradar a todos passa a impressão de não conhecer nenhum assunto com profundidade, o que é prejudicial para a sua carreira.

Imagine uma pessoa que tenha transtornos causados pela rotina no trabalho. Quem você acha que ela vai procurar: um profissional generalista ou um especialista no problema?

2. Busque uma especialização

Depois de decidir a área da Psicologia na qual você quer atuar, o melhor a se fazer é buscar um curso de especialização. A pós-graduação será útil para aprofundar seus conhecimentos no assunto escolhido, além de ajudar a construir autoridade para divulgar o seu trabalho.

Com tantas vantagens, quanto antes você começar uma especialização, melhor será para sua carreira. A experiência adquirida no curso será fundamental para sair na frente de outros profissionais no mercado de trabalho e atrair mais pacientes para o consultório.

3. Invista em marketing digital

Na faculdade, o aluno recebe muita orientação sobre a parte clínica da profissão, mas pouco se fala sobre empreendedorismo e marketing pessoal. Essa é uma das maiores razões para a dificuldade em conquistar pacientes para o consultório. Afinal, não adianta ser um ótimo profissional se ninguém conhecer o seu trabalho.

A melhor estratégia para atingir o público-alvo é investir em marketing digital. Hoje, muita gente faz buscas online para encontrar especialistas ou informações sobre saúde mental. Portanto, ter um bom posicionamento na internet vai fazer com que essas pessoas cheguem a você com mais facilidade.

Para isso, é importante montar um site com visual bacana e compatível com dispositivos móveis. Um bom plano de marketing de conteúdo também é fundamental. Inicie um blog profissional e escreva artigos sobre temas relevantes da sua especialidade. Gerar conteúdo de valor é a melhor forma de atrair pessoas que precisam dos seus serviços.

A maneira mais efetiva de divulgar esses conteúdos é por meio das redes sociais, sobretudo o Facebook. Seja ativo, publique seu trabalho e interaja com todos que solicitarem informações. Se tiver dificuldades para implementar uma estratégia, não hesite em procurar ajuda especializada. Um marketing bem-feito é primordial para construir sua reputação e conquistar mais pacientes.

4. Conheça sua concorrência

Avalie a atuação dos seus principais concorrentes e aprenda com eles, tanto na divulgação do trabalho quanto no exercício da profissão.

Ao observar os erros e acertos dos colegas, você colherá informações importantes para aperfeiçoar o que está dando certo e evitar práticas ineficientes. Não se trata de copiar outros consultórios, mas sim de compreender como você pode oferecer o melhor serviço do mercado para os seus pacientes.

Um bom exemplo do que pode ser analisado é o preço das consultas. Faça um comparativo e veja se os valores que você pratica estão acima, na média ou abaixo do mercado. Inspire-se nos concorrentes que cobram valores altos e mesmo assim têm muitas consultas marcadas. O que eles fazem de diferente? O que é possível aprender com eles?

Ainda sobre valores, uma tabela de preços muito abaixo da média pode parecer efetivo em um primeiro momento, mas não é a prática mais indicada. Por questões culturais, o valor monetário é associado à qualidade do serviço. Por isso, mesmo que precise baixar um pouco o preço no início, o ideal é não manter essa estratégia por muito tempo.

5. Diversifique os meios de atendimento

Ofereça aos seus pacientes as opções de atendimento presencial ou online. Com a tecnologia disponível no mercado, hoje é possível fazer consultas remotas com a mesma qualidade das presenciais. É o método ideal para atrair pessoas que deixam de fazer terapia por causa da agenda corrida, ou que faltam às sessões por causa do excesso de compromissos.

Com o atendimento online, o tempo de deslocamento é eliminado, e o paciente pode ser atendido de onde estiver, basta estar conectado à internet.

6. Busque a propaganda “boca a boca”

Por mais que você invista em estratégias de marketing, a divulgação “boca a boca” é um dos meios mais efetivos de atrair mais pacientes para o consultório. Saúde é coisa séria, e as pessoas costumam pedir indicações de pessoas de confiança quando surge a necessidade de procurar um especialista.

É aí que entra a qualidade do seu trabalho e sua atenção com os pacientes. Se o seu atendimento for personalizado e efetivo, seus clientes naturalmente levarão amigos e familiares até você por meio de indicações. Esses novos pacientes, por sua vez, têm ainda mais contatos. Portanto, conquistar a confiança de todos com um bom trabalho é a melhor maneira de manter sua agenda lotada.

Essas foram as nossas dicas para conquistar pacientes para o consultório. Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar o que aprendeu em prática? Planeje sua carreira, divulgue seu trabalho e capriche nos atendimentos. Com isso, certamente seu consultório será cada vez mais procurado por novos pacientes!

Gostou do post? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá diretamente no seu e-mail os melhores conteúdos sobre sua carreira e o universo da Psicologia!

 

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar