6 passos para atingir a sua credibilidade profissional como psicólogo

É cada vez mais difícil se destacar no mercado de trabalho. Para chamar a atenção, muitas pessoas apelam para práticas duvidosas, que focam mais na propaganda e na superexposição e menos no que elas têm a oferecer como profissionais. E para áreas concorridas como a Psicologia, essas atitudes são muito comuns.

Muitos terapeutas ficam inseguros sobre como ganhar espaço, principalmente por medo de ferir o código de ética. Nesses momentos, a melhor aposta é evidenciar o valor do trabalho, demonstrando credibilidade profissional a partir da dedicação, do respeito e do compromisso com o paciente.

Portanto, se você quer saber como adquirir mais credibilidade profissional e se sobressair diante da concorrência, este post é para você. Confira as nossas dicas a seguir!

A credibilidade profissional para o psicólogo clínico

A Psicologia é uma ciência que tem a diversidade no seu DNA. Com tantas abordagens estudadas ao longo da formação, é comum que os estudantes sejam tão heterogêneos ao exercer o ofício quanto os pacientes que vão ao consultório.

Por isso, pensar em uma estratégia de marketing pessoal é interessante para garantir mais oportunidades de trabalho e captar mais pacientes. É preciso ter uma identidade consistente, desde o design e as cores nos cartões de visitas, até o conteúdo compartilhado pelas redes sociais.

Além disso, o psicólogo qualificado na sua área de atuação transmite segurança e credibilidade. Com embasamento teórico e perspectiva científica, o profissional tomará decisões no seu dia a dia de forma mais segura e autoconfiante, que trarão mais benefícios para os seus pacientes.

Por fim, outro aspecto crucial é a atuação ética. A preocupação com o exercício adequado, sigiloso e respeitoso com o paciente é o que sustenta a imagem e a confiabilidade. O Conselho Federal de Psicologia disponibiliza o código de ética da profissão, que é fundamental para apoiar o dia a dia de trabalho do psicólogo.

Como conquistar mais credibilidade profissional

Ao se lançar no mercado, é comum ficar inseguro. Mesmo que a faculdade ofereça o estudo teórico, temas como empreendedorismo e planejamento de carreira ainda são, muitas vezes, negligenciados, o que acarreta incerteza sobre a conduta. Portanto, se você quer ser um psicólogo mais confiante, veja nossas dicas e aprenda a ter mais credibilidade profissional.

1. Cuide da organização

Uma das atitudes mais essenciais em qualquer área é se preocupar com a organização, nos mais diversos aspectos. Ter um espaço adequado para atender os pacientes é importante, mas de nada adianta se, na realidade, a pessoa não traçou um objetivo de carreira, não faz controle das finanças, não encontra tempo para estudar os casos dos pacientes e nem para se especializar.

Portanto, é preciso estabelecer metas e ter foco em alcançá-las. A pessoa que se dedica à sua carreira tem mais convicção para atuar e mais chances de sucesso. Assim, os pacientes se sentem mais confiantes e se dedicam por mais tempo e com mais afinco no processo terapêutico.

2. Invista no aprendizado

O nível de especialização é um diferencial competitivo em todas as áreas. Fazer o que gosta com dedicação e se aprofundar nos estudos é mais do que essencial, é estratégico! Para quem desempenha a função, os benefícios vêm sob a forma de mais prestígio e retorno financeiro; para quem contrata, como garantia de um serviço prestado com qualidade.

Cursos, seminários, eventos e palestras são interessantes para aumentar a credibilidade profissional, além de contribuir para o crescimento da Psicologia como uma ciência. Ficar atento às descobertas da abordagem e às novas tendências de atuação deve fazer parte da rotina do psicólogo clínico, como forma de atualização e crescimento.

3. Foque em um tipo de atuação

No início, é complicado conseguir clientes. Financeiramente, parece inviável segmentar seu público, até mesmo porque as contas continuam chegando independentemente do seu faturamento no final do mês. Entretanto, o ideal não é ter mais pacientes, mas sim fidelizá-los.

Na psicoterapia, é comum que os resultados levem tempo para aparecer. Para contornar essa situação, o psicólogo que se especializa em uma abordagem específica para um público-alvo tem mais previsibilidade e mais consistência nos resultados. Por isso, é fundamental reconhecer as próprias limitações e buscar sempre mais conhecimento.

4. Humanize o atendimento

É indispensável ter em mente as especificidades de cada paciente (considerando a pessoa dentro da sua individualidade) e não generalizar o tratamento a partir do seu diagnóstico. Empatia e solidariedade são aspectos necessários para construir um bom relacionamento com os pacientes, ver a situação sob a perspectiva deles e oferecer suporte.

Aquele que busca mais credibilidade profissional deve reconhecer que todas as variáveis na vida do paciente influenciam o caminho que o tratamento deve tomar. Cada parcela da população requer um olhar diferenciado, com base na faixa etária, no tipo de problema, na condição financeira e até na localização geográfica. Por isso mesmo, é impossível oferecer o mesmo atendimento para pessoas diferentes.

5. Construa uma network

Desenvolver uma rede de contatos é tão importante quanto investir no marketing pessoal e na imagem. Para isso, compareça a eventos, crie conteúdo e ofereça parceria e consultoria.

Um profissional com relações produtivas mostra seu valor e transmite credibilidade. Além disso, o respeito às especificidades de cada abordagem agrega confiabilidade à ciência psicológica, e a união dos profissionais fortalece a classe como um todo.

6. Seja autoconsciente

Outro fator imprescindível para a boa atuação do psicólogo é a autocrítica. Nessa área, o profissional lida frequentemente com a intimidade e a fragilidade dos seus clientes. Por isso, é preciso ter delicadeza e, ao mesmo tempo, confiança para lidar com esses aspectos.

Frequentemente, o terapeuta deve se perguntar se a sua prática está de acordo com os valores éticos de atuação. Por meio da autocrítica, ele busca o aperfeiçoamento com o foco na melhora do seu paciente e se concentra em corrigir seus erros e ajudar o outro. O psicólogo que está consciente de si e mantém o foco na atuação responsável tem muito mais credibilidade profissional, reconhecida pelo próprio cliente.

As universidades raramente preparam os alunos para a inserção no mercado de trabalho. Com tantos psicólogos recém-formados, é impossível não se comparar com os que já estão mais consolidados e, assim, as incertezas tomam conta. Isso acaba com a confiança e o faz se achar inferior.

Por isso, é essencial tomar algumas atitudes para se destacar, enquanto mantém a concorrência saudável e foca na melhora contínua do atendimento ao paciente. A credibilidade profissional é uma consequência natural, reconhecida pelo cliente por meio dos resultados, e pelo próprio psicólogo, com mais conquistas e realizações na carreira.

Agora que você já conhece os segredos para ser um profissional de destaque, está na hora de alavancar sua carreira. Para começar, leia nosso post sobre como fazer marketing digital para psicólogos!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar