A importância de manter a motivação no ambiente de trabalho

Mesmo diante dos aborrecimentos comuns que fazem parte de qualquer rotina, permanecer com motivação no ambiente de trabalho é uma missão bem mais complexa do que parece. Isso porque envolve diversas questões, que vão desde estímulos externos até a vontade e a disposição do próprio profissional.

Buscar estratégias para se manter motivado no trabalho é essencial para quem pretende alcançar objetivos e obter realização pessoal e profissional. Quem espera subir degraus na carreira, por exemplo, deve ficar atento à sua atitude e encontrar meios para não cair no desânimo. Se esse é o seu caso, continue a leitura e saiba o que fazer para não perder a motivação!

Quais fatores podem interferir na motivação do profissional?

Nenhuma pessoa se sente plenamente satisfeita com o trabalho todos os dias de sua vida. Todos nós estamos sujeitos a enfrentar momentos de turbulência ou negatividade. O problema merece um pouco mais de atenção e reavaliação quando o sentimento de descontentamento passa a ser frequente, chegando a minar sua dedicação e seus resultados.

A motivação é um elemento fundamental para o bom desempenho no trabalho, ou em qualquer outra atividade, justamente porque influencia tanto o pensamento quanto o comportamento do ser humano. No âmbito profissional, a participação de colaboradores motivados rende engajamento, qualidade nos resultados, melhora no clima organizacional, aumento na produtividade e nos lucros, entre outros.

Em contrapartida, pessoas desmotivadas tendem a manter uma postura limitada e sem esforço, ânimo e ambição. Mas, o que faz alguém se sentir assim? Veja alguns fatores que podem comprometer a motivação no ambiente de trabalho:

  • falta de valorização e reconhecimento por parte da empresa;
  • líderes despreparados e arrogantes;
  • clima organizacional negativo e equipe desunida;
  • falta de oportunidades para crescimento;
  • baixa fidelização de clientes e pouco retorno financeiro, no caso dos profissionais autônomos.

Ao contrário dos pontos citados acima, entre outros, alguns dos que geram mais motivação para o trabalho são:

  • convivência com uma equipe conectada e acolhedora;
  • valorização das capacidades e habilidades do profissional;
  • bom retorno financeiro;
  • chances de crescimento na carreira.

No entanto, esses aspectos estão mais relacionados a estímulos externos. Para sentir-se realmente motivado, você também precisa acionar suas fontes intrínsecas de incentivo. Entenda, a seguir, o que isso significa.

Como nutrir a motivação no ambiente de trabalho?

A motivação está relacionada a fatores extrínsecos e intrínsecos, ou seja, tanto os reforços do ambiente quanto a própria força interna do indivíduo podem contribuir. Como não temos controle sobre o que é externo a nós, a melhor forma de se manter motivado no trabalho, ou em qualquer outro propósito, é por meio de mudanças no pensamento e nas atitudes. Observe algumas dicas!

Trabalhe com metas

Todos nós somos movidos por objetivos. Estamos sempre em busca de algo que nos traga realização, seja no âmbito profissional, seja na vida pessoal. Por isso, colocar metas no seu dia a dia é uma forma acertada de criar mais motivação.

Estabeleça metas de curto e longo prazo. Defina pequenas tarefas para realizar ao longo do dia, assim como propósitos maiores para concretizar com a ajuda de seu trabalho. Por exemplo: trocar de carro, fazer uma viagem, atingir outro nível na carreira etc.

Aprenda a gerir suas emoções

Saiba separar seus conflitos internos dos contratempos no trabalho. Tenha maturidade para não levar tudo para o lado pessoal. Por si só, o ambiente profissional já produz certa carga de estresse. Se você não for capaz de gerenciar suas emoções, dificilmente terá forças e motivação para manter um bom desempenho.

Fortaleça continuamente sua inteligência emocional, para identificar com clareza o que sente em cada situação, neutralizar as emoções negativas e driblar as limitações.

Assuma uma postura mais otimista

Mude sua atitude pessimista. Isso pode parecer clichê, mas tem muito efeito. Pare de reclamar e faça algo para melhorar os seus dias. Lamentação sem ação não gera nenhum resultado!

Quanto mais você sustentar pensamentos do tipo “não tenho mais ânimo para esse trabalho” ou “não me sinto realizado”, mais você se sentirá desmotivado. Esperar ansiosamente pelo fim de semana ou pelo final do expediente também pode causar angústia e tornar o ambiente de trabalho um lugar indesejado.

Preserve relações saudáveis

Os relacionamentos que cultivamos com os colegas de trabalho podem contribuir de forma positiva, assim como podem causar ainda mais desmotivação. Isso acontece, por exemplo, quando você precisa ir todos os dias para um local em que o clima é inóspito e carregado de intrigas e conflitos.

Então, se sua intenção é manter-se motivado, invista em relações interpessoais saudáveis. Fortaleça o contato com pessoas que, de alguma forma, melhoram seu dia. Da mesma forma, evite aproximação excessiva com aquelas que exalam desânimo e pessimismo.

Invista em novas capacitações

Talvez você esteja no caminho certo, mas caiu na estagnação. O fato de não ter novidades na vida profissional há algum tempo pode prejudicar sua evolução e, até mesmo, sua disposição para seguir com a rotina de trabalho. Contudo, a iniciativa para promover mudanças pode e deve partir de você mesmo.

Se pretende alçar voos mais altos na área em que já atua, desenvolva e aprimore suas competências. Faça cursos de especialização, participe de palestras e eventos, invista em diferentes capacitações e conhecimentos. Tudo isso tende a aumentar as chances de crescimento, além de renovar sua energia.

Valorize seus ganhos

Reflita sobre as razões que levam você a se levantar da cama e ir para o trabalho diariamente: necessidade financeira? Chance de carreira? Medo de mudança? Encontre respostas, analise os pontos reforçadores e comece a avaliar os ganhos obtidos até agora.

O que você já conquistou graças ao seu trabalho? Proporcionou sustento e conforto à sua família? Comprou um carro ou financiou casa própria? Realizou uma viagem que tanto queria? Alcançou o status profissional que desejava? Enfim, olhe com carinho para suas conquistas e utilize-as como fonte de incentivo para alcançar outros objetivos.

Compreendeu como é importante manter a motivação no ambiente de trabalho? Uma postura mais enérgica e otimista tende a produzir resultados positivos e caminhos promissores. Por outro lado, uma atitude carregada de pessimismo, comodismo, desânimo e lamentação é a receita certa para a frustração e para a estagnação profissional.

Você achou que a leitura deste post foi proveitosa? Então, não vá embora sem antes assinar nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.