Atender por plano de saúde: saiba quais as vantagens e desvantagens

Os planos de saúde têm a missão de oferecer assistência para que as pessoas tenham acesso ao serviço de saúde particular, sendo parte do sistema de saúde complementar .

Esses planos garantem um pouco de segurança para as pessoas que os contratam. Eles cobrem os gastos com saúde e evitam que alguma eventualidade leve a pessoa, bem como sua família, a se deparar com a incapacidade de custear um tratamento. Apesar das vantagens, apenas 30% da população aderiu a esse serviço.

Mesmo nessas condições, eles ainda são uma interessante oportunidade de parceria para profissionais da área da saúde. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Quais são as principais vantagens do plano de saúde?

Os planos de saúde são, para muitos profissionais recém-formados, a porta de entrada para o mercado de trabalho. Isso acontece principalmente por três grandes vantagens: os planos auxiliam na gestão, ajudam o profissional a ganhar mais dinheiro e levam mais pacientes para o consultório. Veja como isso funciona:

Auxílio na gestão

Algumas operadoras (empresas que administram os planos de saúde) entendem as dificuldades dos profissionais da área da saúde e, por isso, tentam solucionar seus problemas. Entre as soluções, é comum que elas ofereçam alguma tecnologia para ajudar na gestão.

Assim, o consultório fica mais organizado e tudo fica registrado em um software da própria operadora ou de alguma parceira, simplificando a marcação de horários, cancelamentos e recebimentos.

Agenda ocupada

Para muitos psicólogos, a maior vantagem do plano de saúde é que ele ajuda a preencher a agenda. Assim, os profissionais não ficam com tempo ocioso, podem trabalhar durante o dia todo e não precisam ficar tão preocupados com a atração de novos pacientes.

Maior fluxo de caixa

Com o aumento de pessoas procurando o consultório, é esperado que os recebimentos também aumentem. Com isso, o fluxo de caixa, ou seja, a movimentação de dinheiro do consultório aumenta.

Quais são as desvantagens de atender por convênios?

Mesmo com essas vantagens, alguns profissionais se recusam a atender por convênios e outros reservam apenas algumas horas da agenda para esses atendimentos. Isso acontece em função das desvantagens dos planos de saúde. Vamos falar um pouco sobre elas?

Valor da consulta

Uma das maiores reclamações dos profissionais em relação aos planos de saúde é o valor da consulta. As operadoras fazem o repasse de um valor que é muito abaixo do que é cobrado pelo profissional em um atendimento particular.

Burocracia para começar a atender

A burocracia do plano de saúde é outro grande problema. Além do desgaste que o profissional tem para conseguir atender a algum plano (são muitas exigências que precisam ser cumpridas), o excesso de documentos a serem preenchidos atrapalha bastante a rotina do consultório.

Em alguns casos, é comum que os profissionais contratem uma nova secretária só para cuidar do preenchimento de fichas, por exemplo. Essa tarefa deve sempre ser feita com muito cuidado, já que qualquer informação errada, mesmo que seja apenas um número, faz com que a operadora não repasse o valor devido da consulta.

Desgaste no trabalho

Como falamos, os planos de saúde ajudam a aumentar o número de pacientes. Mas isso não acontece sem um contrapeso. Além do excesso de trabalho gerado pela burocracia dessa parceria, os profissionais também se desgastam com o número excessivo de pacientes.

Por isso, vemos com certa frequência tantos profissionais que estão cansados, mas que não podem reduzir o número de atendimentos porque o valor recebido por consulta é muito baixo e eles precisam do dinheiro para arcar com os custos do consultório e da sua vida particular.

O que deve ser levado em consideração antes de se decidir?

Como deu para perceber, o plano de saúde não é bom nem ruim. Ele oferece excelentes oportunidades de crescimento para profissionais, principalmente para os recém-formados, mas existem desvantagens que precisam ser levadas em consideração.

Se você está com dúvida se vale ou não a pena atender por convênio, existem três considerações que devem ser avaliadas. A seguir falaremos um pouco sobre cada uma delas.

Compare as vantagens e desvantagens

À primeira vista, o plano de saúde realmente parece uma alternativa muito rentável. Ele aumenta o número de pacientes, enche sua agenda e evita aquele período em que o consultório fica ocioso e só gera prejuízo.

Só que não é só isso que ele faz. O recebimento dos honorários das consultas feitas pelo plano de saúde está atrelado a uma alta burocracia. Se você ou sua secretária não derem conta de fazer todo o processo sozinhos, talvez seja necessário contratar mais alguém. Caso isso aconteça, o plano continuará rentável ou não?

Tenha atenção à forma de atendimento

Mesmo recebendo abaixo do que você pratica em um atendimento particular, sua atenção precisa estar totalmente voltada para o paciente. A pessoa que está na sua frente deve ser atendida com qualidade e poderá ser responsável pelas indicações futuras, pelas avaliações positivas e pela propagação do seu nome.

Nesse caso, o plano de saúde é uma ótima forma de construir a imagem de um profissional, seja positiva ou negativa. Você estará em contato com várias pessoas, cada uma delas será uma promotora do seu trabalho, por isso é importante garantir que todas as pessoas recebam o melhor atendimento, independentemente de a consulta ser particular ou pelo convênio.

Veja o consultório como um investimento

Como se isso tudo já não fosse muita coisa para você pensar, deixamos o mais importante para o final. O seu consultório, por mais que seu objetivo seja promover saúde ou ajudar as pessoas, é um investimento.

Pense nele como uma fonte de renda. Tome decisões baseando-se no quão produtivas são as medidas a serem adotadas. Afinal de contas, de nada adianta manter um consultório se você precisar pagar para trabalhar nele.

Pese cada um desses pontos que abordamos, releia as vantagens e as desvantagens do plano de saúde e veja se ele é ou não uma boa alternativa para você. Lembre-se de que é possível encher sua agenda com o convênio, mas também é possível destinar apenas um dia da semana para atender os pacientes encaminhados.

Conseguimos ajudá-lo com este conteúdo? Tiramos suas dúvidas a respeito dos planos de saúde? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros colegas que têm a mesma dúvida!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.