Benefícios da psicoterapia: veja por que fazer!

O estresse da vida moderna aumentou consideravelmente o peso que as pessoas sentem em sua vida emocional. Lidar com esse tipo de dificuldade não é incomum, mas muitas pessoas acabam caindo no erro de não buscar ajuda, o que apenas torna o problema mais difícil de tratar.

A psicoterapia, como você já deve ter ouvido falar, é um tratamento voltado para o psicológico do paciente. Isso pode envolver vários aspectos, como a compreensão aprofundada de emoções ou lidar com traumas. Com a ajuda do psicólogo e de suas técnicas terapêuticas, o paciente pode resolver essas questões mais facilmente e ter uma vida emocional mais sadia.

O tratamento psicoterápico é uma das áreas mais proeminentes da psicologia, sendo um ótimo segmento para quem busca especialização depois de se formar. Sempre lembrando que, para as chances de sucesso na carreira aumentarem, é vital ser especializado em alguma área.

Quer entender melhor os benefícios da psicoterapia e como você pode ajudar os pacientes por meio dela? Então, acompanhe!

Com quais questões a psicoterapia pode lidar?

A aplicação da técnica é bem ampla, o que a torna uma ótima ferramenta. Cada profissional pode escolher se especializar ainda mais em determinadas condições, mas os princípios são utilizados em todas elas.

Algumas das principais questões que os pacientes podem trazer para a psicoterapia são:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • autismo;
  • síndrome do pânico;
  • problemas de socialização;
  • dificuldades na convivência familiar;
  • sensação de angústia;
  • doenças psicológicas.

Cada uma dessas questões precisa ser abordada de forma um pouco diferente, mas um bom procedimento psicoterápico contribui para que o paciente possa lidar com cada uma delas de forma mais saudável.

Como a psicoterapia pode ser conduzida?

Existem duas formas principais de conduzir o processo: em grupo ou individualmente. As duas são bem autoexplicativas, mas cada uma traz seus próprios benefícios para a psicoterapia.

Na terapia individual, é possível lidar com certas questões mais difíceis de compartilhar, além de ter uma atenção dedicada a um único indivíduo. Em muitas abordagens, essa é a forma padrão de conduzir a terapia.

Já a terapia em grupo ajuda a esclarecer outros pontos importantes sobre os pacientes, como a dinâmica que eles possuem, como cada um se comporta em diferentes contextos, etc. Além disso, terapias em grupo permitem que você trate vários pacientes ao mesmo tempo. É o método mais comum em terapias na área social ou atendimento de casal/famílias.

Quais os principais benefícios da psicoterapia?

A aplicação da psicoterapia pode melhorar bastante a qualidade de vida do paciente desde que seja bem aplicada, e isso vale para adultos, adolescentes, crianças e idosos. Veja aqui alguns dos principais benefícios que você pode proporcionar como psicoterapeuta especializado:

Autoconhecimento

Durante as conversas, é bem provável que algumas questões de personalidade individual venham à superfície. Muitas pessoas passam por momentos de angústia por não saberem o que querem ou por não ter uma identidade bem definida, especialmente na adolescência.

Mais autoconhecimento pode ajudar uma pessoa a lidar com essas questões, auxiliando-a a encontrar um objetivo que seja mais gratificante ou lidar com sua situação atual de outra perspectiva. E as conversas com o terapeuta são um ótimo caminho para isso.

Lidar com a origem de problemas emocionais

Um dos maiores benefícios da psicoterapia de forma geral é dar foco à causa central de qualquer angústia ou questão emocional. O que a maioria das pessoas faz é lidar com essas dificuldades de forma superficial. Por exemplo, comer algum doce quando se sente triste.

Isso pode resolver questões imediatas, mas não é tão útil no médio e longo prazo. Tentar aprofundar essas conversas e encontrar a causa central dessas angústias é a melhor maneira de amenizá-las, especialmente se for algo intenso e muito recorrente.

Trabalhar habilidades específicas

A psicoterapia também pode ter um objetivo mais prático em mente, especialmente quando a questão central do paciente é algo relacionado a alguma habilidade específica, como comunicação ou interação social. Afinal, muitas outras dificuldades e questões emocionais podem ser causa ou consequência da falta de tais habilidades.

Dependendo da abordagem, isso torna as sessões um pouco mais regradas, pois há um objetivo bem claro em mente. Se isso envolver alguma outra questão emocional, é bem provável que esse sintoma também se torne aparente depois de algum tempo.

Diminuir a necessidade de medicamentos para tratar certas condições

Para muitos pacientes, as conversas com o psicoterapeuta não são suficientes. Aqueles que possuem autismo, quadros mais sérios de depressão e ansiedade ou outra doença neurológica que afete o seu estado emocional, precisam de medicação adequada para ter uma vida mais funcional.

Porém, depender apenas de medicação não é o melhor caminho, pois ela tende a perder o efeito ao longo do tempo, fazendo com que seja necessário tomar dosagens cada vez maiores. Com o apoio da terapia, é possível diminuir o peso da medicação no tratamento sem perder em resultados.

Oportunidade de se expressar sem restrição

Um dos maiores benefícios da psicoterapia é que ela é um espaço seguro e sigiloso para o paciente. Quando alguém busca um terapeuta, espera ser bem acolhido e ter seus sentimentos validados, sem julgamento. Isso quase sempre ajuda as pessoas a se expressarem de forma mais aberta e direta, o que, por sua vez, também facilita a condução do tratamento.

Permite a elaboração de sentimentos

Por fim, mas não menos importante, boa parte das angústias que as pessoas sentem são causadas quando alguém não sabe como nomear e expressar seus sentimentos. Isso geralmente acontece com indivíduos que retêm suas emoções por muito tempo e acabam não desenvolvendo as habilidades necessárias para fazê-lo.

Ter a ajuda do terapeuta facilita bastante a elaboração de emoções, pois permite que elas sejam colocadas em palavras e discutidas mais a fundo. Com o tempo, essas sensações podem ser elaboradas pelo próprio paciente.

Agora que você entende melhor os benefícios da psicoterapia, é hora de considerar esse tratamento. Independentemente da abordagem, tal processo contribui bastante com o bem-estar dos pacientes.

Acha que outras pessoas também precisam saber sobre a psicoterapia e seus benefícios? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar