Coloque a especialização em Psicologia nos planos para o ano novo!

Com a chegada do fim de ano, a velha tradição de fazer novos planos e promessas ganha mais força. Mas ao invés de falar em ir para a academia ou começar a fazer dieta, você pode pensar em avançar em sua formação. Buscar uma especialização em Psicologia, por exemplo, é fundamental para todos os profissionais dessa área.

Apesar de sua importância, sempre existem aqueles que deixam a especialização para mais tarde, seja por problemas de tempo, seja por não terem certeza do que buscam. Considerando que o fim do ano é uma boa época para fazer novos planos e renovar sua rotina, não há momento melhor para se preparar.

Se você ainda está em dúvida sobre fazer ou não esse investimento, ou não sabe como dar o primeiro passo, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar a importância dessa especialização e dar algumas dicas para alcançar seus objetivos. Acompanhe!

Por que colocar a especialização em Psicologia na lista de resoluções para o próximo ano?

Você certamente já deve ter alguns itens na sua lista de resoluções para 2020. Sendo assim, por que essa especialização deveria ter prioridade em relação às outras?

Primeiramente, é bom lembrar que, para atuar em uma linha específica, você precisa ter uma formação específica. A graduação geral não é suficiente para que você se destaque no mercado, independentemente do quão bem você tenha ido.

Além disso, muitas áreas de formação apresentam oportunidades em diversas áreas. A formação em TCC (terapia cognitivo-comportamental), por exemplo, pode ser aplicada na clínica, em empresas, em escolas, entre muitos outros espaços.

Quais vantagens a especialização pode trazer para a sua carreira?

É sempre bom lembrar que, com a especialização em Psicologia, você também ganha vários benefícios para sua vida profissional. Acompanhe.

Maior prestígio profissional

O primeiro benefício de qualquer especialização é aumentar a sua credibilidade naquela área. Se você tivesse que escolher entre um psicólogo com uma área de especialização ou sem, você provavelmente daria prioridade ao primeiro. Em muitos casos, apenas pessoas com uma pós-graduação específica são aceitas em determinadas funções, especialmente nos casos mais delicados. Se você quer se destacar no mercado de trabalho, vai precisar desse conhecimento extra.

Novas oportunidades de trabalho

Como já mencionamos, ser especializado em uma área, seja Gestalt, seja TCC, seja Psicanálise, abre diversas portas para sua atuação como psicólogo profissional. Você poderá prestar seus serviços com maior qualidade em consultas clínicas, ao lidar com grupos ou mesmo produzir pesquisas científicas relacionadas à sua área de atuação. Independentemente de qual seja o caminho que você escolher, a sua especialização contribuirá bastante para você alcançar seus objetivos.

Novos contatos

Além de ser um espaço de formação, o curso de especialização em Psicologia também é um excelente espaço para conhecer outras pessoas na sua área e fazer networking, tanto aquelas que estão dando prosseguimento à própria formação quanto especialistas com muito mais tempo de experiência que você. Criar uma boa impressão diante dessas pessoas é outra forma bem eficaz de encontrar mais oportunidades de trabalho e de crescimento nessa área.

Como tirar (de verdade!) as metas do papel?

Todos sabem que listar suas resoluções de ano novo é a parte fácil. O difícil é fazer esses planos saírem do papel e se tornarem algo real. A maioria acaba morrendo logo depois do Carnaval.

Se você quer se manter mais empenhado em fazer sua especialização em Psicologia, tente seguir estas dicas.

Defina a área na qual quer se especializar

Pode parecer uma pergunta bem óbvia, mas é uma daquelas que acaba não sendo respondida até o último minuto. Se você pretende fazer alguma especialização, é melhor saber em qual vertente você pretende se encaixar antes de dar qualquer outro passo.

Como na maioria das formações, tudo começa com uma pesquisa. Leve em conta as áreas que mais chamaram a sua atenção e o quão bem você se deu com cada conteúdo. Em seguida, avalie também como cada especialização permite atuar no mercado de trabalho e se elas atendem às suas expectativas como profissional.

Pesquise as opções de cursos e de graduações

Com uma opção já em mente, o próximo passo é definir onde você pretende estudar, o que é uma escolha tão difícil quanto. Cada instituição apresenta especificações diferentes de currículo, exigências para ingresso, investimentos e horários, sem mencionar a sua facilidade para acessar cada local.

Leve em conta todos esses fatores em relação às suas demandas e faça um ranking com as melhores opções. Isso vai nortear a sua decisão e evitar que você perca o prazo para se inscrever.

Estabeleça metas possíveis

Muitas pessoas não medem a dificuldade de cumprir suas resoluções de ano novo e acabam desistindo na primeira dificuldade. Ou, pior, estabelecem metas que simplesmente não são possíveis no momento e acabam se frustrando sem necessidade. Se isso acontecer com a sua especialização, você pode perder um ano de formação.

Sendo assim, quando você traçar essa meta, tenha em mente que ela precisa ser realista. Você tem estrutura para passar em uma prova de pós-graduação? Tem dinheiro para pagar um curso em uma instituição particular? Esclareça as dificuldades desde o início e você terá menos chances de se abater diante delas.

Monte uma agenda e organize-se

Se você sabe onde está e onde quer chegar, tudo que falta é traçar um caminho entre esses dois pontos. Para isso serve o seu plano de ação e a sua agenda para o ano que vem. Se você já tiver horários de aulas, trabalho e outros compromissos, pode se organizar para ser aprovado e fazer sua especialização com mais qualidade.

Apenas tenha em mente que esse planejamento não deve ser completamente engessado. Ter flexibilidade para lidar com a adversidade é tão importante quanto saber como se organizar em longo prazo. Afinal, nunca se sabe quando algum evento vai mudar sua rotina.

Com todas essas dicas, você já tem mais chances de tirar sua especialização em Psicologia do papel e cumprir pelo menos essa resolução de ano novo. Mesmo que isso tome prioridade em relação a outras promessas da sua lista, ela ainda será bem útil em longo prazo.

Quer conhecer um bom lugar para fazer a sua especialização em psicologia? Então, entre em contato com a Cognitivo e conheça mais sobre nosso curso de TCC.

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar