Como avançar na carreira e obter melhores resultados na psicoterapia?

O mercado de trabalho da Psicologia é amplo e oferece diferentes oportunidades para os profissionais da área. Independentemente da abordagem utilizada e do campo de atuação, é possível encontrar possibilidades de crescimento e destaque. Para alcançar tal objetivo, é fundamental investir em estratégias que oferecem melhores resultados na psicoterapia.

Afinal, o que isso quer dizer? Para profissionais clínicos, diversificar seus métodos e abordagens para conquistar mais clientes é um passo importante, já que garante mais segurança para o psicólogo, além de fortalecer a relação terapêutica e fornecer um trabalho que se ajuste às necessidades do cliente.

Para aprofundar os seus conhecimentos na área e assegurar que seus clientes terão melhores resultados na psicoterapia, preparamos este conteúdo com as principais dicas para avançar na carreira. Acompanhe!

O cenário do mercado de trabalho em Psicologia

Não tem como falar sobre o cenário do mercado da Psicologia sem abordar a sua história e criação. Antes mesmo de Freud apresentar ao mundo ideias que marcaram a ampliação da Psicologia como uma prática clínica, diversos pesquisadores, médicos e cientistas buscavam compreender a mente humana. Isso aproximou essa ciência de métodos médicos e clínicos de investigação.

Com o passar dos anos e a ampliação das pesquisas e atuações, novas abordagens foram surgindo e ampliou-se o espectro de atuação do profissional da área. Clinicamente falando, o conceito de cura foi adaptado à realidade da mente humana e a Psicologia entrou em outros campos de trabalho que não só o tratamento e o manejo de psicopatologias.

Isso quer dizer que houve uma mudança paradigmática nessa ciência, permitindo seu desenvolvimento em diversos outros setores. É por isso que hoje vemos pessoas trabalhando na área do esporte, judicial, nutricional, hospitalar, organizacional e educacional, além da transformação nas estratégias de manejo clínico.

Então, qual é o impacto que essa mudança tem nos dias atuais? A resposta é muito simples: há muito mais oportunidades para quem se formou na área. Com o aumento da conscientização sobre a importância de psicólogos ocuparem espaços comuns, as pessoas tiveram a possibilidade de conhecer o seu trabalho e quebrar seus próprios preconceitos com o atendimento clínico, buscando a psicoterapia individual.

Como obter melhores resultados na psicoterapia por meio da especialização

O fato que é os impactos causados pela transformação do mercado não são tão eficientes quando o profissional não tem domínio das suas habilidades. Isso porque a expansão da Psicologia enquanto ciência e profissão também ocasionou certa saturação, fazendo com que os clientes encontrem diversos consultórios no seu dia a dia.

Para quem trabalha na área, é um desafio conseguir obter melhores resultados na psicoterapia, tanto profissionalmente quanto terapeuticamente. No entanto, existe uma atitude que garante segurança para a sua atuação e, é claro, melhores resultados para o processo terapêutico dos seus clientes: a especialização.

O estudo continuado é indispensável para quem quer sucesso nessa carreira, já que permite o exercício ético, consciente e preciso com seus pacientes. Além disso, a troca de experiência que uma especialização oferece permite o fortalecimento do seu networking e amplia suas formas de abordagens, diversificando as técnicas aplicadas.

Afinal, as relações e as mudanças sociais ocorrem com muita rapidez, sobretudo em uma realidade digital e altamente conectada. Portanto, aqueles que desejam manter-se trabalhando com eficácia e destacar-se no mercado precisam investir em formas de atualização profissional para adaptar seus conhecimentos às transformações que ocorrem todos os dias.

Além disso, uma pós-graduação consegue ir além do que é visto na faculdade: enquanto que na graduação você aprende sobre abordagens generalistas, com uma especialização em TCC, por exemplo, é possível direcionar o seu foco e descobrir técnicas de determinada perspectiva científica, tornando-se um profissional de referência.

Vale lembrar, no entanto, que para conquistar esses resultados é fundamental escolher uma instituição de qualidade que realmente ofereça cursos que agregam à carreira. A seguir, separamos algumas dicas para você selecionar a escola ideal para sua realidade clínica:

  • confira o nome da instituição, o histórico de cursos e os profissionais que já se formaram;
  • analise o currículo do corpo docente;
  • investigue os materiais didáticos e os recursos utilizados na aula, percebendo o nível de profundidade da especialização;
  • confira o credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC), já que os cursos não reconhecidos não apresentam certificado válido no Brasil, sendo desconsiderados em concursos públicos.

Outras formas inteligentes de alavancar sua carreira

Quando falamos em crescimento profissional, muitas pessoas acreditam que o simples investimento na pós é suficiente para garantir excelentes resultados. Ainda que a especialização exerça um papel fundamental no seu desenvolvimento, não podemos negar que existem outras técnicas inteligentes para avançar na carreira.

Isso quer dizer que é possível investir em estratégias para além da especialização que permitem o seu fortalecimento profissional e, é claro, destaque no mercado de trabalho. Nos próximos tópicos, você pode conferir quais são essas ações e como realizá-las com eficiência. Continue lendo!

Procure eventos e workshops

Durante a graduação da Psicologia fica muito claro a necessidade de buscar eventos e formações à parte, não é mesmo? Afinal, o curso oferece uma excelente base para atuação, mas não vai além disso: o seu objetivo é simplesmente formar profissionais generalistas para que eles, de forma autônoma, encontrem a área que querem especializar-se.

Então, o estudo também engloba outras ações para além da pós-graduação, como a participação em eventos e workshops de diversas áreas científicas. Isso faz com que você tenha segurança para trabalhar, já que amplia seu arsenal de técnicas e métodos, além de conseguir identificar o nicho de pacientes que procuram seu trabalho.

E mais: com esse conhecimento, você consegue produzir conteúdos científicos que auxiliam os pacientes e outros profissionais, podendo apresentá-los em congressos e outros eventos. De quebra, você consegue ter um bom network ao conhecer colegas da área, divulgar o seu trabalho e ganhar notoriedade científica e prática na comunidade.

Por fim, diversos eventos e workshops oferecem momentos de supervisão clínica, permitindo a ampliação do seu conhecimento e a aprendizagem de novas técnicas de manejo. Não precisamos falar que isso aprimora o seu currículo, trabalha a sua expertise e desenvolve sua confiança profissional, não é verdade?

Invista no seu marketing pessoal

Por muito tempo os psicólogos lutaram contra o marketing pessoal, buscando somente a divulgação boca a boca. Ainda que as indicações sejam altamente eficazes, as transformações sociais colocaram na mesa uma nova necessidade para todos os trabalhadores: quem quer destaque precisa estar conectado.

Além da oportunidade de trabalhar o seu marketing pessoal, estar nas redes é uma forma de conhecer com maior profundidade a experiência de pacientes da geração Z. Isso garante uma aproximação maior entre terapeuta e cliente e fortalece a aliança nessa relação.

Então, como estar presente nas redes de forma profissional? Uma opção possível é contratar serviços básicos de agências especializadas para criar uma boa imagem, outra alternativa é separar um tempo para publicar conteúdos gratuitos e divulgar o seu trabalho, estudando sobre algumas estratégias de marketing.

Monte um plano de gestão de carreira

Para conseguir gerir tanto trabalho e estudo, você precisará de organização. Uma das melhores formas de assegurar que o seu marketing profissional está progredindo e que a sua aprendizagem está coerente com suas necessidades é montando um plano de gestão de carreira. Responsável por planejar todos os seus passos, esse documento facilita a compreensão do seu avanço e das metas a serem alcançadas.

Inicialmente, é preciso definir um objetivo claro e específico, determinando quais são as metas que precisam ser atingidas para que ele seja cumprido. Aqui, o ideal é separá-las em função do tempo: curto, médio e longo prazo. Assim, a participação em eventos específicos pode ser de curto prazo, enquanto que o desenvolvimento de novas habilidades é de médio, por exemplo.

Por fim, separe um momento da sua agenda semanal para conferir quais foram as metas atingidas naquela semana e como elas contribuem para o seu desenvolvimento, por menores que sejam. Além disso, é recomendado realizar uma revisão trimestral do seu plano para analisar se ele continua coerente com seus objetivos de longo prazo.

Conquistar mais clientes e ter melhores resultados na psicoterapia é um objetivo comum entre os profissionais da Psicologia. Para garantir o seu destaque no mercado de trabalho, lembre-se da importância de manter-se atualizado por meio dos estudos, além de participar de encontros e eventos específicos da área e fortalecer o seu marketing pessoal.

E então, gostou do nosso conteúdo? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir qual especialização é mais indicada para você!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar