Como desenvolver soft skills e obter crescimento na carreira?

Ser um profissional competente é fundamental para ser bem-sucedido em sua carreira, mas há muitos fatores que afetam o desempenho além de conhecimento técnico e de experiência. Hoje em dia, é importante também desenvolver soft skills relevantes para seu ambiente de trabalho, seja ele em uma empresa, seja em seu próprio consultório. 

É verdade que o conhecimento específico, também chamado de hard skill, ainda é um fator de peso na capacidade profissional, mas as habilidades menos formais são cada vez mais relevantes no mercado de trabalho. Na prática, ambas andam de mãos dadas. Sem soft skills, seu conhecimento especializado é bem menos efetivo.

Quer entender melhor como desenvolver soft skills para incrementar sua carreira? Então, acompanhe.

O que são as soft skills?

De forma geral, são habilidades que não são aprendidas por meio de livros e de estudos, mas sim pela prática e pela convivência com as pessoas. Além disso, é possível que você apresente tais competências de forma intrínseca. As soft skills também podem ser entendidas como habilidades comportamentais e atitudes diárias que aumentam sua produtividade.

As soft skills têm efeito direto no clima organizacional. Algumas qualidades, como boa comunicação e trabalho e em equipe, evitam uma série de atritos entre os colaboradores e melhoram, como um todo, os resultados obtidos.

Quais são as principais soft skills hoje em dia?

Assim como as formações, é possível desenvolver soft skills de vários tipos e com propósitos diferentes. Veja aqui alguns dos principais exemplos e seus impactos na sua carreira.

Comunicação verbal

Como você já deve saber bem, em qualquer carreira, será preciso conversar com várias pessoas todos os dias em diferentes contextos — muitas delas com linguagens e comportamentos bem distintos. 

Aprender a comunicar-se melhor com essa variedade de pessoas é uma das soft skills que todo profissional precisa desenvolver, especialmente com o foco cada vez maior em ambientes de trabalho dinâmicos e em equipes mais diversificadas.

Comunicação escrita

Muitas pessoas que sabem comunicar muito bem suas ideias de forma oral podem ter dificuldades para se expressar por meio da escrita. Considerando a maior presença do mundo digital, é fundamental poder transmitir suas ideias com clareza em ambos os meios.

Boa comunicação escrita é especialmente importante no trabalho de Recursos Humanos, no qual muitos dados devem ser armazenados para serem revisitados depois. Para que nenhuma informação seja perdida, é fundamental que suas ideias estejam bem claras desde o começo.

Empatia

Pode parecer estranho chamar isso de uma habilidade, mas a empatia é uma qualidade importante em todo tipo de carreira. Seja para conversar com o paciente, seja para entender melhor as necessidades dos colegas de trabalho, seja para conseguir identificar problemas de convivência. É uma qualidade especialmente útil para os profissionais de psicologia que atuam em consultório, em hospitais ou em empresas.

Organização

O modelo de trabalho no qual uma grande equipe era coordenada por um único gestor, focado apenas na reprodução e na execução de ordens, já não é mais o preferido de muitos profissionais. O número de empreendedores autônomos aumentou bastante, sem falar na criação de equipes mais enxutas e independentes.

Diante de tudo isso, ao desenvolver soft skills, é sempre bom priorizar a sua organização, ou seja, sua capacidade de lidar com prazos e com múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Isso será muito útil, independentemente da carreira específica que você siga.

Flexibilidade

Com a maior autonomia de todos os indivíduos, também veio um mercado mais volátil, com demandas que mudam a cada dia. Isso significa que os profissionais que não se adaptam ao novo contexto tendem a perder bem rápido bastante espaço.

Para compensar isso, é necessário ter bastante atenção e habilidade no acompanhamento desse ritmo. Ser flexível diante de novas demandas, especialmente quando oportunidades surgem, é uma das atitudes mais importantes que você deve desenvolver em sua carreira.

Criatividade

Em princípio, a criatividade é uma qualidade bastante associada a carreiras com viés artístico, como escrita, pintura e animação. Porém, a verdade é que se trata de uma soft skill com incontáveis aplicações para todo tipo de profissional.

Ser criativo não quer dizer apenas tirar ideias do nada, mas sim ser capaz de enxergar situações comuns de formas novas. Pode parecer algo simples, mas isso vai fazer uma grande diferença na hora de lidar com problemas difíceis.

Trabalho em equipe

Como é possível ver na nossa lista de soft skills, poucas carreiras hoje em dia se baseiam na atuação de uma pessoa sozinha. Assim, bons profissionais são sempre capazes de interagir com pessoas diferentes e alcançar um objetivo em comum. Se você atua em uma área com outros profissionais, então deve aprender como atuar corretamente nesse meio ao lado de outras pessoas.

Como desenvolver soft skills em sua carreira?

Agora que você sabe um pouco mais sobre as soft skills, o próximo passo é saber como torná-las parte do seu repertório. Como já mencionamos, elas podem ser espontâneas ou podem ser cultivadas por meio de algumas mudanças de comportamento. Veja aqui algumas dicas para desenvolvê-las. 

Exerça autocrítica

A melhor forma de melhorar suas soft skills é justamente avaliar e reconhecer seus pontos fortes e fracos. Com o tempo, esse exercício ajuda a desenvolver certas habilidades e a mudar sua forma de agir. Claro que isso é mais fácil na teoria do que na prática, então vale a pena contar com auxílio nesse ponto.

Adote uma cultura de feedback

Falando nisso, o que mais ajuda a desenvolver soft skills é o feedback. Ter a opinião de outra pessoa em relação às suas atitudes apresentará uma nova perspectiva, além de possibilitar o exercício de suas habilidades de comunicação com mais frequência.

Busque sempre mais conhecimento

Buscar conhecimento contínuo é uma atitude fundamental para bons profissionais, seja por meio de cursos, seja por leituras. Isso evita que você se prenda a hábitos antiquados e dá mais oportunidades para exercer sua criatividade.

Agora que você entende melhor por que e como desenvolver soft skills, é hora de colocar todo esse conhecimento em prática. Quanto antes você começar, mais cedo verá esses efeitos em sua carreira como psicólogo. 

Para ajudar mais pessoas, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Mostre como as soft skills podem contribuir com o crescimento profissional.

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar