O processo após a formação acadêmica como um psicólogo e a inserção no mercado de trabalho costumam ser bastante complexos. Para ter mais oportunidades na sua área de atuação e ter um diferencial de carreira, uma pós-graduação de Psicologia se mostra como uma excelente solução.
Vale a pena mencionar que o lifelong learning é fundamental para psicólogos focados na dedicação aos estudos e atualização profissional constantemente. No entanto, a Psicologia é um campo bastante vasto, e escolher uma pós também não é uma tarefa fácil. Nesse contexto, diversos fatores precisam ser avaliados com cautela para tomar a melhor decisão.
Para saber como fazer uma escolha de sucesso da pós-graduação de Psicologia, confira algumas dicas que vão tornar esse processo mais intuitivo!
Pense nas suas afinidades em Psicologia
O primeiro passo é pensar nos temas de Psicologia que você teve mais afinidade durante a graduação. Essa é uma pista dos assuntos mais fáceis para você e que, principalmente, despertam mais o seu interesse.
Para ajudar, procure o histórico do curso e observe as disciplinas nas quais você teve um desempenho melhor. Pense também nos programas de extensão que participou e nas atividades que mais se interessou ao longo da graduação.
Por mais simples que sejam esses processos, eles podem ajudar muito a delimitar as opções.
Pesquise sobre diferentes cursos
Após ter algumas ideias de áreas para se aprofundar em Psicologia, chega o momento de explorar um pouco mais o que você tem em mente. Esta é uma boa hora para pesquisar diferentes cursos de pós e comparar com as afinidades que você já identificou.
Aproveite a oportunidade e pesquise também sobre diferentes metodologias de ensino, modalidades, abordagens da Psicologia e variáveis de cursos. Assim, você descobre uma infinidade de opções e pode dar preferência às alternativas que combinam com o que espera para a carreira.
Observe a grade curricular do curso na instituição
Durante a sua pesquisa sobre os cursos disponíveis de pós-graduação, aproveite para analisar a grade curricular. Com isso, é possível saber quais disciplinas serão vistas ao longo da especialização e qual será o enfoque do aprofundamento.
Aproveite também para comparar os componentes curriculares de uma ou mais instituições. Esse é um processo interessante para avaliar quais opções podem atender mais às suas expectativas.
Confira se a instituição é reconhecida pelo MEC
Após delimitar não só as opções de cursos, como também as alternativas de instituições de ensino, experimente fazer uma lista com as prioridades. Com isso, você pode pesquisar uma por uma no site do Ministério da Educação (MEC).
O ideal é que a instituição seja reconhecida pelo MEC para ter mais garantia de qualidade na sua especialização. Isso porque os cursos que ainda não foram aprovados pelo Ministério da Educação, geralmente, precisam de ajustes nos componentes curriculares para atender aos requisitos mínimos de ensino.
Entre em contato com a instituição para tirar dúvidas
Com as opções de cursos e instituições que mais chamaram a sua atenção, você pode tirar as últimas dúvidas diretamente com o local. Para isso, procure os canais de comunicação e entre em contato com a universidade ou faculdade.
Ao conversar diretamente com os profissionais da instituição de ensino, é possível esclarecer quaisquer dúvidas sobre o curso, as metodologias utilizadas, a modalidade, os valores e demais informações. Consequentemente, você pode ter mais confiança na escolha, avaliar o atendimento e saber quais são as melhores opções de pós para promover a carreira.
Como visto, a escolha da pós-graduação de Psicologia não é um processo simples, mas pode ser facilitado com um bom planejamento estratégico. Por esse motivo, aproveite cada dica e pesquise bastante para encontrar as alternativas com maior potencial de alavancar a sua carreira.
Gostou da ideia? Então, saiba também quais são as vantagens de fazer uma pós-graduação a distância e tenha ainda mais recursos para a sua escolha!
Otimos curso e professor