Como fazer marketing para psicólogos? Conheça essas 4 dicas!

Destacar-se no mercado de trabalho não é fácil. Com a concorrência acirrada, é fundamental buscar maneiras eficientes para atrair mais pacientes para o consultório. Nesse cenário, o marketing para psicólogos é uma alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais da área.

Engana-se quem pensa que é preciso uma formação específica ou um alto investimento para fazer marketing. Basta executar um bom plano para começar a colher os resultados. Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas valiosas para você começar a divulgar o seu trabalho. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é marketing?

Marketing é uma estratégia empresarial que tem como objetivo compreender e atender as necessidades do público-alvo, com o intuito de alavancar os resultados do negócio.

Há diversos tipos de marketing, cada um com suas particularidades. A escolha de um modelo depende muito do objetivo desejado, perfil do público e verba disponível para a implementar as ações necessárias.

A vertente mais efetiva para profissionais liberais, como é o caso de muitos psicólogos, é o marketing digital — mais precisamente o inbound marketing. Essa estratégia consiste na produção e divulgação online de conteúdos educativos e relevantes, a fim de construir autoridade no mercado e transformar leitores em clientes.

A grande vantagem desse tipo de marketing é o custo-benefício: com um baixo investimento, é possível conseguir ótimos resultados. É a alternativa ideal para quem está iniciando a carreira ou o próprio negócio.

Como aplicar o marketing em Psicologia?

Para aplicar uma estratégia de marketing efetiva, você precisará de muito planejamento, conhecimento e atenção com algumas exigências da profissão. Com as dicas a seguir, você estará preparado para divulgar seus serviços na internet de forma adequada.

1. Esteja nos canais certos

Uma das ações mais recomendadas em uma estratégia de inbound marketing é a criação de um blog. Por meio dele, será possível atrair um público altamente qualificado, que estará de fato interessado no que você tem a dizer. Cuide muito bem desse espaço, dando atenção especial à identidade visual, qualidade do conteúdo, correção gramatical e formatação dos artigos.

Também é importante manter páginas nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram e YouTube. Esses canais são extremamente úteis para replicar os artigos publicados no blog e construir um relacionamento mais próximo com seu público de interesse.

2. Produza conteúdo relevante

Não adianta construir um blog lindo, com artes espetaculares, se o conteúdo não for relevante para o seu leitor. O grande segredo é resolver as “dores” do seu cliente, com artigos que tenham uso prático no dia a dia. Tutoriais, listas e casos reais são ótimos formatos para atrair o público.

Em um blog sobre Psicologia, é fundamental abordar assuntos como terapias, doenças e seus tratamentos. Afinal, antes de procurar um especialista, muita gente utiliza o Google para se informar sobre esses temas. Se for você o responsável por tirar as dúvidas desses usuários, pode ter certeza de que eles se lembrarão disso na hora de procurar um consultório.

3. Explore o potencial das ferramentas digitais

Algumas ferramentas digitais são muito úteis para aumentar o alcance da sua estratégia de marketing. Conhecê-las e utilizá-las pode ser um grande diferencial para destacar os seus serviços em meio aos concorrentes. Veja abaixo algumas delas.

Google Adwords

O Adwords é uma ferramenta do Google que gera anúncios pagos na página de buscas, aumentando as visualizações dos conteúdos do seu blog. Por meio de algumas palavras-chave predefinidas, é possível garantir o primeiro lugar nos resultados e conseguir um ótimo alcance.

É válido usar o Adwords como ferramenta de apoio, mas o ideal mesmo é conquistar o topo das buscas de forma orgânica. Além de não custar nada, esse tipo de resultado agrega muito mais autoridade e credibilidade ao seu conteúdo. Afinal, ele estará ali porque é realmente bom, e não porque foi monetizado.

Youcanbook.me

O Youcanbook.me pode ser incorporado ao seu site, redes sociais ou e-mail. Por meio dessa ferramenta, os pacientes podem marcar consultas acessando diretamente a agenda do psicólogo.

Funciona assim: você conecta um calendário online (como o Google Agenda) ao aplicativo e ele disponibiliza um link para seus clientes. Com esse acesso, eles conseguem agendar uma consulta via qualquer dispositivo móvel. No momento em que o agendamento for realizado, o psicólogo é notificado por e-mail.

Apesar de não ser uma ferramenta de marketing, ela tem um impacto altamente positivo na estratégia. Afinal, toda essa praticidade ajuda a atrair cada vez mais clientes.

Facebook Ads

Assim como o Google Adwords, o Facebook Ads é um serviço de mídia paga na rede social. É muito útil para atrair seguidores para a fanpage e patrocinar alguns conteúdos específicos. Uma das funcionalidades mais úteis é a segmentação do público, que permite atingir apenas pessoas realmente interessadas nos assuntos que você aborda.

Por não exigir um alto investimento, é muito recomendada para turbinar a estratégia de marketing.

4. Respeite as regras do jogo

Muitos psicólogos deixam de aplicar o marketing em suas carreiras por medo punições do Conselho Federal de Psicologia. No entanto, é possível divulgar os próprios serviços online sem ferir a ética da profissão. Para isso, basta tomar alguns cuidados básicos:

  • não usar os preços das suas consultas como propaganda;
  • não participar de atividades apenas para se autopromover;
  • não propor terapias que não estejam regulamentadas;
  • divulgar o nome e número de inscrição do psicólogo em todas as peças de comunicação.

Quais são os benefícios do marketing para psicólogos?

Uma das maiores vantagens do marketing para psicólogos é o aumento da sua autoridade e reputação como profissional. Ao solucionar os problemas das pessoas por meio de conteúdos de grande valor, você assume uma postura de expert no assunto, conseguindo, assim, atrair muito mais pacientes.

Essa autoridade também torna mais fácil converter os leitores em clientes que vão de fato procurar seus serviços. Afinal, uma pessoa sempre vai preferir contratar alguém que ela já conhece do que um profissional do qual nunca ouviu falar.

Outro ponto positivo é a divulgação exponencial. Uma vez que o seu conteúdo está online, ele é facilmente compartilhado nas redes sociais. Com isso, mais gente tem acesso ao que você tem a dizer.

Agora que você já sabe tudo sobre marketing para psicólogos, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Faça um bom planejamento, invista em conteúdo de qualidade e mãos à obra! Com uma boa estratégia, certamente você conseguirá ótimos resultados antes que possa perceber.

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e confira em primeira mão todos os nossos conteúdos sobre Psicologia! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar