Alcançar o reconhecimento profissional como psicólogo é uma tarefa difícil, não é mesmo? Conseguir o diploma em Psicologia é apenas o primeiro passo. Depois de tantos desafios na faculdade, é preciso enfrentar novas questões com a entrada no mundo profissional.

Muitos psicólogos ficam em dúvida do que fazer para iniciar a carreira e conseguir credibilidade no mercado. Neste post vamos oferecer várias informações de como ser um bom psicólogo e se destacar profissionalmente.

Assim, você terá certeza de quais passos deve dar para ganhar mais espaço no mercado e conseguir um retorno positivo com o seu trabalho. Ficou interessado? Acompanhe o conteúdo e fique expert no assunto!

Invista em uma especialização

Para ser um bom psicólogo é muito importante continuar estudando. A formação da faculdade é fundamental, mas ela é generalista. Por isso, ao escolher um campo de interesse dentro da Psicologia, é preciso se aprofundar mais nele.

Isso pode ser feito por meio de uma especialização. Nessa formação complementar você vai ter acesso a diversos conteúdos aprofundados na área, o que vai ajudar a ampliar seus conhecimentos e dar mais segurança no seu trabalho.

A especialização também é a oportunidade perfeita para ampliar o seu networking, atualizar-se sobre a área e instrumentalizar a sua prática profissional com as ferramentas do campo de atuação.

Mantenha-se atualizado

A Psicologia está em contínuo desenvolvimento, e nossa sociedade também é muito dinâmica.É fundamental, portanto, acompanhar novas teorias, apresentações, estudos de caso, congressos e rodas de conversa.

Assim, atualizar-se sobre o seu trabalho é muito importante. Fazer cursos, frequentar eventos e ler revistas de escolas especializadas em Psicologia são ótimas estratégias para estar bem informado e ficar a par das mudanças da profissão.

O acompanhamento de notícias, dos debates econômicos e da política também é necessário para ser um bom psicólogo. Um profissional capaz não pode ser alienado e desconectado do mundo. É preciso que ele invista em conhecer e aprender mais.

A Psicologia tem muito a contribuir com os debates e questões da sociedade. Além disso, os pacientes trazem para o consultório muitas demandas que dialogam com elementos sociais.

Considere a opção de atender online ou de oferecer suporte remoto

A resolução nº 011/2012 do Conselho Federal de Psicologia permite a realização de atendimentos por via de meios tecnológicos. A norma possibilita que haja atendimentos breves (no máximo 20 sessões).

Além disso, é possível oferecer suporte remoto associado à terapia por ligações telefônicas ou via e-mail, por exemplo. Essas medidas são complementos das sessões clínicas em consultórios, que podem ajudar os pacientes a enfrentar momentos de crise e a ter uma recuperação mais rápida.

Faça uma boa divulgação do seu trabalho

Para obter destaque no mercado é importante ser conhecido pelo público. Assim, é preciso realizar uma boa divulgação do seu trabalho. Redes sociais como o Linkedin e o Facebook são uma ótima forma de promover a sua imagem enquanto profissional.

Além disso, ter cartões de visita também é imprescindível. Você pode distribuí-los entre as pessoas que atender em seu trabalho ou quando encontrar situações oportunas.

Lembre-se de ser vigilante com as suas redes sociais. Não exponha sua vida pessoal e avalie bem antes de publicar fotos. Atualmente, é muito comum que as pessoas busquem conhecer o perfil dos profissionais que as atendem.

Tenha contato com outros profissionais da saúde mental

Muitas vezes o paciente tem demandas que vão além da Psicologia. Ele pode precisar de medicações e de fazer exames para verificar problemas orgânicos, por exemplo. Oferecer um cuidado de saúde integral para o indivíduo envolve também saber encaminhá-lo para os serviços certos. Quando você conhece outros profissionais da área da saúde, há a possibilidade de fornecer indicações.

Em contrapartida, isso faz com que  psiquiatras e outros especialistas também recomendem você, pois há uma relação de confiança já estabelecida. Isso ajuda o tratamento a ter mais sucesso e eficácia e aumenta a procura pelos seus serviços.

Realize trabalhos voluntários

O trabalho voluntário é uma ótima forma de tornar o seu nome conhecido no mercado. Nesse tipo de atividade, você conhece diversos pacientes e especialistas, o que fortalece a sua rede de contatos. Uma pessoa atendida que vê resultados em seu trabalho pode recomendá-lo para pessoas próximas e, assim, a rede de contatos vai se fortalecendo. O mesmo pode acontecer com a rede de profissionais do local.

Além disso, atender voluntariamente possibilita que haja ganho de experiência. Isso ajuda a aprimorar sua atuação profissional e aumenta a sua segurança no desenvolvimento das tarefas.

Cuide da sua imagem pessoal e profissional

Cuidar da sua imagem pessoal e profissional é imprescindível para obter destaque no mercado. Isso é necessário para passar uma impressão positiva para clientes e outros especialistas.

A imagem no trabalho depende substancialmente das suas atitudes. Tenha cuidado com erros e com os atendimentos. Saiba quando encaminhar um paciente e só assuma casos que realmente consiga acompanhar, pois sempre haverá uma cobrança por resultados e o serviço prestado tem que oferecer benefícios para o paciente.

Além disso, tenha o cuidado de desenvolver uma boa organização pessoal e fazer uma boa gestão da sua agenda.

Ser um bom psicólogo e alcançar uma posição de prestígio no mercado é um trabalho que envolve muita dedicação e o empreendimento de vários esforços. Conhecer uma boa rede de profissionais de saúde pode ser uma excelente alternativa para manter um bom networking e oferecer melhores serviços para o cliente.

É igualmente importante investir em trabalhos voluntários e em uma boa divulgação para ser reconhecido profissionalmente. Outras medidas efetivas são aprimorar seus conhecimentos com uma especialização e estar sempre se atualizando em cursos, palestras e seminários.

Gostou de saber como ser um bom psicólogo e obter destaque no mercado? Assine a nossa newsletter e receba mais informações em sua caixa de e-mail!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar