Educação continuada: entenda por que voltar a estudar é a melhor opção

O mercado de trabalho sofre mudanças constantemente, e os profissionais que desejam se destacar no cenário atual precisam se reinventar a cada dia. Mas, calma! Não estamos falando em mudar o rumo da sua carreira completamente (a menos que esse seja o seu objetivo), e sim buscar estratégias para estar sempre aprendendo. Quando o assunto é atualização, a educação continuada merece um papel de destaque.

Afinal, o mundo em que vivemos é mutável. Leis e regras são criadas e abolidas, novas tecnologias e metodologias surgem com frequência, as pesquisas científicas não param. Reflita: você está realmente por dentro do que há de mais moderno em sua profissão? Será que não é hora de ampliar sua formação para se manter competitivo no mercado?

Continue conosco e descubra por que não parar de estudar é uma ótima opção para a sua carreira!

As possibilidades da educação continuada

Concluir a graduação não é mais sinônimo de sucesso profissional. Hoje em dia, é preciso ir além e correr atrás de novas oportunidades de treinamento que auxiliem em seu campo de atuação. A educação continuada entra em cena como uma ferramenta para o crescimento na carreira, trazendo novos conhecimentos e experiências para que você desempenhe suas atividades com mais qualidade e confiança.

Mas não pense que seguir nos estudos é algo que só deve ser considerado pelos recém-formados ou por aqueles que precisam se reinserir no mercado. Mesmo os profissionais que estão em atividade devem buscar a atualização como forma de valorizar seu trabalho na atual colocação.

Entre tantas opções disponíveis, como escolher o melhor curso para dar continuidade ao aprendizado? A resposta para essa pergunta deve levar em conta o seu perfil e seus objetivos profissionais. Conheça, agora, as melhores opções para enriquecer seus conhecimentos.

Pós-graduação Stricto Sensu

Essa alternativa é indicada para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica, dando aulas em universidades e faculdades ou realizando pesquisa nessas instituições ou mesmo em empresas. As pós-graduações de sentido restrito formam mestres e doutores em um determinado campo de estudos, oferecendo um nível de conhecimento bastante aprofundado e estimulando a reflexão.

Especialização

Essa modalidade de pós-graduação Lato Sensu (sentido amplo) é ideal para aqueles que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos dentro da área em que já atuam. Essa não é, portanto, uma opção generalista, mas sim com objetivo de conferir habilidades técnicas dentro de um determinado tema.

A duração mínima de um curso de especialização é de 360 horas, sem contar o tempo necessário para estudo individual ou para elaboração do trabalho de conclusão. Em geral, as aulas acontecem à noite ou em finais de semana, permitindo que os profissionais sigam com suas atividades.

Algumas instituições, desde que contem com a devida autorização do Ministério da Educação (MEC), podem oferecer também disciplinas a distância, permitindo ao aluno estudar nos horários que forem mais convenientes.

MBA

O Master in Business Administration é um curso de especialização destinado a quem busca aprimorar seus conhecimentos de administração. Para ser reconhecido pelo MEC, o MBA deve contar com ao menos 360 horas de aula. No entanto, para serem considerados de “padrão global”, os cursos devem oferecer 480 horas de aula.

Diferentemente de outras especializações, o MBA não é recomendado para recém-formados. Alguns cursos exigem inclusive que o candidato comprove um período mínimo de experiência profissional ou que já atue em um cargo de gestão. A justificativa é simples: adquirir bagagem suficiente para aproveitar as discussões com os professores.

Razões para não parar de estudar

Existem muitas formas de aprender novos conteúdos e habilidades. No entanto, quando o processo é mediado por profissionais que já apresentam conhecimento prévio, o estudo é facilitado e direcionado aos pontos mais relevantes do assunto.

Voltar a ser um aluno permite que você crie novas perspectivas e conheça oportunidades que capazes de transformar sua carreira. Já pensou em adquirir outros conhecimentos, trocar de nicho, melhorar o salário ou tornar-se empreendedor? Então, veja alguns motivos para investir na educação continuada!

Melhorar o currículo

Embora os cursos de extensão sejam opções interessantes para quem deseja se aprofundar em determinada área, eles não conferem um novo título ao profissional. Por isso, investir em uma especialização torna-se uma opção mais interessante, uma vez que o profissional deixará de ser mais um graduado e se tornará um especialista em seu ramo de atuação.

Atuar em novos espaços de trabalho

Você passou sua carreira atuando em consultórios e agora deseja migrar para o setor de recursos humanos ou fazer atendimentos hospitalares? Buscar uma especialização em novas áreas, além de ser uma forma de adquirir o conhecimento necessário para realizar a transição, é também uma maneira de abrir portas que permitirão a mudança.

Afinal, o contato com os professores e outros alunos do curso amplia o networking, fazendo com que novas oportunidades surjam em sua carreira. Essa “ajudinha” é muito valiosa em um momento de transição, não é mesmo?

Manter a empregabilidade

A educação continuada permite o crescimento do profissional, tornando-o capacitado para exercer sua profissão de forma plena e com competência. Assim, ele se transforma em mão de obra qualificada dentro do seu ambiente de trabalho, e a instituição não precisa buscar novos especialistas para agregar a seu quadro de colaboradores.

Aumentar o conhecimento

A evolução atinge a todas as profissões, seja pelo aparecimento de novas tecnologias, seja pela mudança no perfil dos pacientes ou consumidores. Acompanhar de perto as transformações permite que você continue conectado ao seu público, oferecendo o que há de melhor na sua área.

Dessa forma, você ganha destaque no mercado, além de ficar mais satisfeito com a própria atuação. Trata-se, portanto, de uma maneira de se desenvolver profissional e pessoalmente.

Viu como o crescimento passa pelo aprendizado? A educação continuada permite a você ter mais consciência sobre seus talentos e competências. Pergunte-se o que deseja aprender e que falta para que você se torne mais relevante ao mercado. Com essas respostas na cabeça, fica mais fácil decidir qual é a melhor opção para a sua carreira.

Que tal conhecer um pouco melhor os campos de trabalho de um profissional em Psicologia? Continue navegando pelo nosso blog e descubra como construir sua carreira nessa área!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar