Especialização em Psicologia: qual formato escolher e por que fazer?

A especialização em Psicologia não é somente um diferencial para destacar o profissional no mercado de trabalho. Mais do que isso, aprofundar o conhecimento é necessário para ter pleno domínio das técnicas psicoterápicas e oferecer um atendimento de excelência aos pacientes.

Para o psicólogo, outro ponto importante a considerar na hora de fazer uma pós-graduação é o formato de ensino. A modalidade EAD tem suas facilidades, mas os encontros presenciais com outros profissionais da mesma área podem acrescentar experiências valiosas ao aprendizado.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Prossiga com a leitura e entenda por que é tão importante fazer uma especialização em Psicologia. Veja também as vantagens de optar pelos estudos presenciais e quais pontos considerar na escolha da instituição. Confira!

A importância da especialização em Psicologia

Psicologia é uma profissão cada vez mais em evidência para a sociedade. Os campos de trabalho aumentaram consideravelmente para o profissional dessa área nas últimas décadas. A razão dessa expansão é que as pessoas estão mais conscientes sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Aquele velho estigma de que “psicólogo é para loucos” tem caído por terra. Em vez disso, a procura por acompanhamento psicológico só tem aumentado. As pessoas estão cada vez mais mergulhadas no estresse, com a rotina acelerada da sociedade moderna e o alto fluxo de informações que chegam a todo o momento.

Os casos de ansiedade e depressão aumentam a cada ano e não perdoam nem mesmo a fase da infância e adolescência. Só para citar alguns exemplos:

  • o bullying e o cyberbullying fazem vítimas desde muito cedo;
  • os índices de suicídio entre os jovens são alarmantes;
  • crianças são frequentemente diagnosticadas com hiperatividade;
  • os problemas com a autoimagem são precoces e dão lugar a quadros de bulimia e anorexia.

Enfim, tudo isso tem despertado a atenção da comunidade científica e da população em geral. É necessário intervir e voltar um novo olhar para os problemas emocionais. Se de um lado as pessoas estão tomando consciência disso e procurando ajuda, do outro lado precisamos ter profissionais bem preparados para receber os pacientes.

E qual é o melhor caminho para atingir um alto nível de capacitação? Com educação continuada, é claro! A graduação é o primeiro degrau de uma carreira sólida. Mas, para fazer a diferença, tanto no currículo, quanto no atendimento oferecido ao paciente, é preciso ir além do básico.

O profissional que preza pela sua carreira e tem verdadeiro compromisso com os resultados do seu trabalho não pode deixar de considerar uma especialização em Psicologia. Hoje, a pós-graduação ocupa um espaço que antigamente era ocupado pela graduação, ou seja, somente o curso superior já não é o suficiente para quem pretende trilhar uma jornada bem-sucedida.

Fazer faculdade ficou mais acessível e isso resulta em um grande número de profissionais no mercado de trabalho. Para ter um diferencial, é necessário investir na aquisição de novos conhecimentos. Mas não basta só apresentar o certificado de pós-graduação, o mais importante é adquirir domínio das teorias e métodos e aplicar na prática o novo aprendizado.

Além do diferencial no currículo, veja algumas boas razões para se dedicar a uma especialização em Psicologia:

  • aprofundamento de conteúdos vistos de forma mais ampla na graduação;
  • atualização de conceitos e técnicas;
  • aperfeiçoamento de habilidades;
  • ênfase na prática da profissão;
  • autoridade em uma área específica da Psicologia;
  • atendimento de excelência, com resultados terapêuticos efetivos;
  • reconhecimento como um bom profissional e consequente aumento na fidelização de pacientes.

Os benefícios de fazer um curso presencial

A metodologia de ensino EAD tem ganhado espaço e é uma ótima opção para quem quer prosseguir com os estudos, mas tem pouco tempo livre. No entanto, existem algumas vantagens significativas em fazer uma especialização no formato presencial. E são esses pontos que vamos destacar agora.

Interação com outros profissionais da sua área

Quando falamos em interagir com outras pessoas que atuam na mesma área, não se trata apenas de criar networking. Claro que aumentar a rede de relacionamentos é essencial para a carreira, porque, por meio desses contatos, é possível ter acesso a boas oportunidades profissionais.

Entretanto, a interação com os colegas de profissão também promove crescimento no sentido de vivenciar a troca de informações e compartilhar experiências, sobretudo relacionadas à prática do atendimento.

Participação em grupos de estudo

Outro benefício da especialização presencial é a possibilidade de formar grupos para discutir sobre diversos temas, conceitos e casos clínicos. Além de tirar dúvidas com os professores do curso, os alunos também podem se reunir, dentro ou fora da instituição de ensino, para estender o aprendizado e reforçar a assimilação do conteúdo.

Rotina planejada

Nem todos os alunos têm facilidade para fazer um curso na modalidade EAD. Para estudar sozinho, é preciso organizar os horários, reservar um tempo exclusivo para acessar e revisar o conteúdo, ter muita concentração e, principalmente, resistir à tentação de procrastinar.

No caso do aprendizado presencial, fica mais fácil fazer um planejamento e estabelecer uma rotina fixa, porque você sabe que em determinado dia e horário deverá comparecer ao polo educacional. Assim, há menos riscos de acumular conteúdo e atrasar a entrega de trabalhos, o que garante um melhor aproveitamento do curso.

O diferencial do ensino de qualidade

Até agora, você já compreendeu o quanto é importante fazer uma especialização em Psicologia. Viu também que o formato de ensino presencial tem algumas particularidades que agregam valor ao aprendizado do psicólogo. Mas ainda há outro ponto que deve ser bem avaliado antes de iniciar a sua pós-graduação: a qualidade da instituição de ensino.

Portanto, pesquise bem e verifique questões como infraestrutura do centro educacional, metodologia de ensino, conteúdo programático, qualificação e experiência dos professores e reconhecimento da instituição. Todos esses fatores contribuem para um ensino de excelência e para capacitação plena do psicólogo.

Não adie essa etapa do seu desenvolvimento profissional. Comece agora mesmo a se planejar para fazer uma especialização em Psicologia. A educação continuada vai promover o seu crescimento, tanto na carreira, quanto na esfera pessoal, e você terá todo o conhecimento necessário para realizar bons atendimentos e fazer a diferença na vida de seus pacientes.

Aproveite para entrar em contato conosco e esclarecer suas dúvidas sobres os cursos do Cognitivo e iniciar o quanto antes a sua especialização em Psicologia!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar