A graduação deixou de ser o único passo para o sucesso profissional e representa, hoje, apenas o primeiro. Em alguns cursos, ela é indispensável para uma atuação mais segura e competente. Quem cursa Psicologia, por exemplo, tem contato com diversos conteúdos nos quais é impossível aprofundar-se em apenas cinco anos.

Por isso, a especialização em Psicologia é o caminho escolhido pelo profissional que deseja ter mais conhecimento e sentir-se mais preparado para o trabalho, principalmente na clínica. Mas quais são, de fato, os benefícios de fazer uma pós-graduação? E como escolher um curso diante de tantas opções na área? Leia nosso post e saiba o que fazer!

Quais são as vantagens da especialização para sua carreira?

A atuação na clínica psicológica não é nada simples. Afinal, responsabilizar-se por cuidar da saúde mental dos pacientes requer muita energia e, principalmente, conhecimento. Geralmente, os psicólogos recém-formados sentem-se inseguros quanto à prática clínica e enfrentam vários desafios.

A faculdade de Psicologia aborda conteúdos variados e generalistas. Com isso, há necessidade de que o estudante encontre outras formas de aprofundar aqueles assuntos pelos quais ele mais se interessa. Assim, o ideal para quem quer atuar na área clínica é buscar um curso de especialização.

Na pós-graduação, você terá a oportunidade de focar na teoria que escolheu para guiar sua prática. Além do aprofundamento teórico, a pós-graduação foca também na aprendizagem de técnicas e estratégias práticas de intervenção. Sem dúvida, tornar-se especialista na clínica é a melhor maneira de adquirir mais segurança para atuar com qualidade.

Seus pacientes também sentem essa diferença. Fica mais fácil confiar em um profissional que demonstra esforço e capacidade de atualização. Com os currículos online, é comum que vários pacientes analisem a trajetória do psicólogo antes de marcar a primeira consulta.

Como aproveitar a especialização em um mestrado?

Ser especialista não é útil apenas para a prática profissional. Quem planeja tomar outra direção no futuro, seguindo a carreira acadêmica, por exemplo, também pode utilizar o certificado a seu favor. Logo de início a sua especialização já enriquece o currículo: ela vale pontos na prova de títulos para seleção nos mestrados e doutorados.

E essa não é a única utilidade do curso. A especialização pode ajudar também no desempenho que você terá na prova e na entrevista de seleção. Afinal, o mestrado em Psicologia vai exigir conhecimentos próprios da área, e você tem a vantagem de ser especialista na clínica.

Quer mais benefícios? A especialização também ajuda no momento de montar o projeto de mestrado. Depois do curso, você vai ter pensado melhor sobre a área e certamente sairá cheio de novos questionamentos para pesquisas. Muitas vezes, o trabalho de conclusão da especialização é transformado na proposta do mestrado.

O que considerar ao escolher um curso?

Se você já está convencido da importância de fazer uma especialização em Psicologia, há um novo desafio: como decidir entre tantas opções interessantes? De fato, essa é uma área que oferece diversas alternativas de cursos para os profissionais e pode ser difícil escolher entre elas. Por isso, trouxemos algumas dicas.

Comece definindo qual é a sua necessidade. Isso pode partir de uma lacuna que você sentiu na sua formação inicial. Por exemplo, quem estudou pouco sobre a infância na faculdade, mas precisa trabalhar com crianças na clínica, pode optar pela especialização em TCC da Infância.

Essa também pode ser a escolha de quem já tem segurança na área infantil, mas quer se aprofundar ainda mais. Se você deseja focar seus atendimentos nesse público, por exemplo, um certificado de especialista é muito útil, pois comprova os estudos que você fez sobre o assunto.

Outro ponto que ajuda a definir o curso é o desejo de se atualizar em algum conhecimento novo. Quem já tem experiência na TCC pode se interessar em saber mais sobre a Terapia do Esquema. Nesse curso, os alunos têm contato com técnicas inovadoras, muito utilizadas em pacientes resistentes às tradicionais.

De que forma os cursos do Cognitivo contribuem para seu sucesso?

Nós do Cognitivo temos o objetivo de formar psicólogos mais capacitados para a atuação clínica. Para isso, oferecemos cursos de qualidade dentro da abordagem TCC. São várias opções que você pode escolher de acordo com seus interesses e necessidades.

A qualidade do corpo docente é um fator muito importante para nós. Você vai ter contato com professores que atuam na clínica e que são referências nacionais e internacionais nesse campo. A integração entre teoria e prática enriquece sua formação e aperfeiçoa o trabalho.

Sabemos que oferecer resultados eficazes é uma preocupação dos terapeutas cognitivo-comportamentais. Por isso, a organização do nosso currículo e a atuação dos nossos professores estão voltadas para esse aspecto. Você conhecerá diversas estratégias de intervenção que serão muito úteis na rotina clínica.

Além disso, o Cognitivo proporciona para os estudantes ótimas oportunidades de construção de networking. Você não só vai ter contato com professores renomados e com ampla atuação clínica, mas também conhecerá colegas com quem pode firmar parcerias de sucesso no futuro. Ampliar a rede de contatos é uma das vantagens de cursar uma especialização.

Quais são os diferenciais desses cursos?

No Cognitivo, a relação entre teoria e prática é uma das maiores qualidades. Sem dúvida, os alunos terminam o curso mais preparados para a atuação clínica depois de terem ampliado conhecimentos e aprendido como eles servem para a prática psicológica.

Um grande diferencial que oferecemos é a oportunidade de você conviver com grandes psicoterapeutas que estão em atuação e têm seus nomes consolidados na TCC. Isso agrega muita qualidade às aulas, pois os professores dão exemplos reais e atualizados.

Além disso, você pode aproveitar ainda mais a experiência deles na supervisão de seus atendimentos clínicos. No Cognitivo, o estágio faz parte da grade curricular e oferece a oportunidade para que o aluno atenda e receba intervenções do professor para aperfeiçoar sua prática.

O Cognitivo trabalha com materiais de qualidade, que ficam disponíveis para o aluno por meio de nossa biblioteca virtual. Nos nossos cursos, você tem a certeza de aproveitar a carga horária, pois garantimos todas as aulas no tempo correto — do primeiro ao último dia do cronograma.

Cursar uma especialização em Psicologia agrega mais valor ao seu currículo. Fazer um de nossos cursos é uma ótima oportunidade. Já temos uma ampla lista de especialistas formados na nossa instituição e nos consolidamos como referência no ensino da abordagem cognitivo-comportamental.

E então, o que achou das nossas dicas? Quer melhorar sua atuação profissional? Entre em contato com o Cognitivo e comece um curso de especialização o quanto antes!

Powered by Rock Convert

18 Comentários

Cancelar

  1. Andriza Corrêa

    Muito bom!!!

  2. Sem falar que qualidade e excelência já viraram tradição no Cognitivo!

  3. A cognitivo é uma instituição de referência no Brasil, com professores renomados. Sempre atendendo e compreendendo as necessidades do aluno/profissional.

  4. Ótimo Material!

  5. Muito bom!!

  6. Ótimas dicas! E com certeza a especialização no Cognitivo é um grande diferencial na carreira.

  7. Ótimo! sem duvidas é um grande diferencial.

  8. Gabriela da Silva

    ótimo conteúdo!!!

  9. Ana Paula Dos santos

    Muito Bom!

  10. Contribui e muito! Recomendo!!

  11. Excelente conteúdo, sem dúvidas vale a pena fazer!!

  12. Ótimo vale a pena a leitura!

  13. Conteúdo excelente…

Trackbacks for this post

  1. Especialização em Psicologia: qual área devo escolher? | Blog Cognitivo