A carreira de Psicologia demanda constante autodesenvolvimento profissional. É uma das que mais exigem um estudo contínuo, pois o psicólogo precisa se manter sempre atualizado para entregar bons resultados em seus atendimentos. Apostar em uma especialização faz a diferença na trajetória e estudar no Cognitivo pode ser a solução.
A instituição está há mais de 20 anos no mercado, tendo já formado mais de 7000 alunos. Os professores são qualificados e reconhecidos, o que contribui em propiciar um conteúdo aprofundado e diferenciado.
Está em dúvida se o Instituto Cognitivo vale a pena? Conversamos com dois de nossos alunos da especialização em terapia cognitivo-comportamental: Carlos Manta e Isabela Sartor, que nos contaram um pouco de suas experiências ao estudar no Cognitivo. Acompanhe!
Como funciona o curso de terapia cognitivo-comportamental do Cognitivo?
A pós-graduação a distância em TCC do Cognitivo oferece mais comodidade ao aluno, pela possibilidade de estudar em casa. Ela é dividida em 26 módulos, que abrangem conhecimentos básicos e avançados sobre a terapia cognitivo-comportamental. Neles, são ensinadas a teoria, além de técnicas de TCC, para o tratamento dos principais transtornos listados no DSM-V.
Além disso, há supervisão nos atendimentos, o que faz toda a diferença para direcionar o aluno no caminho certo. A duração é de 2 anos e concede o título de especialista. Ao estudar no Cognitivo, você se depara com professores reconhecidos e que ajudarão no seu crescimento profissional.
E o curso de terapia do esquema?
A especialização em terapia do esquema também é oferecida na modalidade online e, da mesma forma, conta com 26 módulos, cursados em 2 anos e a possibilidade de supervisão. O conteúdo é bem aprofundado e baseado na teoria de Jeffrey Young.
Além de ter contato com a teoria, o aluno aprende as principais técnicas de intervenção da abordagem. O curso é, ainda, complementado com fundamentos de algumas das terapias da terceira onda.
Quais os diferenciais de estudar no Cognitivo?
No mercado, cresce a quantidade de instituições que disponibilizam especialização de Psicologia. Apesar da boa oferta, é importante avaliar o que o curso e a instituição têm a oferecer. Para os alunos Carlos Manta e Isabela Sartor, escolher o Cognitivo para fazer pós-graduação foi a melhor decisão.
Carlos aponta um dos grandes diferenciais o fato de a instituição propiciar aulas online, com um corpo docente bem habilitado. “Eu gosto da qualificação dos professores, do nível dos conteúdos e da facilidade de poder estudar em um horário flexível”, conta. Vale dizer, ainda, que no Cognitivo, as aulas podem ser assistidas quantas vezes quiser.
Para Isabela, o custo-benefício influenciou a escolha. “Pesquisei bastante antes de decidir estudar no Cognitivo. Vi que a instituição tem reconhecimento no mercado e uma grande capacidade de entrega, com um conteúdo rico e uma matriz curricular completa, tudo em videoaulas, o que era importante para mim. Além disso, considero justo o valor da mensalidade”.
A aluna também aponta o atendimento recebido como outro ponto positivo. “Tive várias incertezas, no começo, pois queria ter a sensação de que estava fazendo a escolha certa. A pessoa que me atendeu pelo WhatsApp foi atenciosa e teve paciência para explicar tudo e esperar minha decisão. Acho que esse atendimento inicial também mostra muito como seremos tratados ao longo do curso”, relata.
Qual a percepção dos alunos sobre o Cognitivo?
Carlos, apesar de ainda não ter finalizado a pós, já tem percepções positivas.
“Ainda não concluí o curso, mas gosto bastante dos materiais. Eu penso que essa proposta teórica é a mais bem preparada, nesse momento, para ajudar os pacientes. Ela me fornece ferramentas que me permitem auxiliar melhor meus pacientes e melhorar a minha reputação junto à comunidade, por meio de uma formação de qualidade”.
Isabela revela que ainda está no primeiro módulo, mas já foi suficiente para ter uma percepção favorável.
“Ele já me deixou bastante satisfeita. Mesmo apresentando apenas os fundamentos iniciais da TCC, sinto que foi um conteúdo rico. Eu tenho a mania de estudar escrevendo, já que isso me ajuda a absorver melhor. E só nesses primeiros vídeos precisei usar várias páginas do caderno, só para você ter uma ideia. Também gostei dos materiais complementares, que apresentaram ideias importantes dentro da Psicologia Cognitiva”.
Quais as vantagens de fazer uma especialização em TCC?
São muitas as vantagens. Reunimos algumas abaixo!
Título de especialista
Um título de especialista valoriza a imagem profissional e reflete o grau de conhecimento e dedicação do psicólogo em sua profissão. Ele não é importante apenas para a clínica, mas também para quem pretende seguir outras carreiras, como concurso público.
Nova rede de contatos
O networking propicia oportunidades diversas. Ao estar em contato com professores, o psicólogo tem possibilidade de criar parcerias, trocar ideias sobre atendimentos e diagnósticos, fazer indicações, ter propostas de trabalho, entre outras oportunidades. Essa troca também é uma forma de buscar inspirações para o próprio desenvolvimento.
Abordagem diferenciada
A terapia cognitivo-comportamental faz parte das abordagens de Psicologia com mais respaldo científico. Sua teoria parte do princípio que mais importante do que o fato em si é entender como o ser humano o interpreta. Assim, se interessa pelos pensamentos automáticos, emoções e crenças, agindo neles, para obter mudanças.
Abrangência de repertório no atendimento
A terapia cognitivo-comportamental conta com protocolos de tratamento, que ajudam o terapeuta em seus atendimentos. As técnicas são direcionadas para cada tipo de transtorno, oferecendo, assim, mais probabilidade de resultados eficazes.
Qual a relevância da TCC para a carreira, na opinião dos alunos?
“A TCC está entre as principais abordagens que, hoje, apresentam grandes evidências cientificas. Ou seja, com resultados de tratamentos já comprovados. Ela tem, também, os protocolos, que dão grande respaldo para o atendimento. Quem acompanha o avanço da ciência vê que a TCC tem muito destaque. Mesmo quem é de outra abordagem, acho importante conhecer como a cognitivo-comportamental lida com os principiais problemas que aparecem na clínica”, opina Isabela.
Estudar no Cognitivo, como você viu, oferece muitas vantagens e tem deixado satisfeitos os nossos alunos. Investir em uma especialização, hoje, é fundamental a quem deseja conquistar mais espaço no mercado e construir um nome na carreira. Optar por um curso online dará a você toda a comodidade de obter um conhecimento aprofundado, sem precisar sair de casa.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite e conheça mais sobre nossas principais pós-graduações: terapia do esquema e terapia cognitivo-comportamental.