Confira 7 filmes de Psicologia que todo profissional deve assistir

Estudar sobre fenômenos psicológicos pode se tornar uma tarefa cansativa quando feita de maneira intensa. Afinal, conhecer todos os detalhes sobre os transtornos e aprender as melhores formas de manejar os casos na clínica é, muitas vezes, desafiador. Uma das principais técnicas para complementar seus estudos e evitar o cansaço é por meio de filmes de Psicologia.

Diversos longas-metragens abordam temas e fenômenos psicológicos que representam a realidade de pacientes ao redor do mundo. Além de aprofundar seus conhecimentos na área e conquistar mais destaque no mercado de trabalho, você consegue descansar a mente e estar mais preparado para atender seus clientes.

Pensando nisso, compartilhamos com você os melhores filmes de Psicologia para você assistir no seu tempo livre e aprimorar seu conhecimento sobre diversos temas da área. Acompanhe!

1. A Ilha do Medo

A Ilha do Medo conta a história de dois policiais, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e Chuck (Mark Ruffalo), que precisam encontrar um paciente desaparecido em um hospital psiquiátrico. Ao longo do suspense, os protagonistas descobrem diferentes métodos e experiências ilegais que são realizadas no local.

O filme explora diferentes aspectos psicológicos que são fundamentais para os profissionais da área: desde a abordagem com os pacientes internados em hospitais psiquiátricos, até as diferentes nuances da loucura e a dinâmica da dupla policial. Essas análises podem, inclusive, servir de apoio para refletir sobre casos mais complexos e produzir diagnósticos mais claros.

A Ilha do Medo está disponível no catálogo da Netflix.

2. O Silêncio dos Inocentes

Não há como negar: O Silêncio dos Inocentes é um clássico do suspense. A trama inicia com Jack Crawford (Scott Glenn), agente do FBI encarregado pela Unidade de Ciência Comportamental, indicando Clarice Starling (Jodie Foster) para uma entrevista com o conhecido psiquiatra Hannibal Lecter (Anthony Hopkins).

Lecter é diagnosticado como psicopata e cumpre prisão perpétua por ter cometido assassinatos e atos de canibalismo. No entanto, o filme mostra sua personalidade para além do diagnóstico, apresentando a mente brilhante que o médico tem e como ela pode auxiliar na resolução de um caso que Starling está cuidando.

O Silêncio dos Inocentes, infelizmente, não está disponível em nenhum serviço de streaming ou pay-per-view atualmente. Mesmo assim, vale muito a indicação para assisti-lo!

3. Clube da Luta

A violência, o estresse e a ansiedade são fenômenos comuns na nossa sociedade. Por isso, saber e dominar esses temas é um fator importante para que os psicólogos consigam trabalhá-los nas clínicas, não é mesmo? O filme Clube da Luta consegue abordar esses e outros tópicos e ajudar os profissionais da área a compreenderem como eles impactam na vida dos pacientes.

O longa conta a história do jovem Tyler Durden (Brad Pitt), um sujeito que está inserido em uma sociedade consumista e com diversas regras sociais. Essas limitações desenvolvem sintomas físicos, como a insônia, fazendo com que o personagem sinta a necessidade de entrar em contato com uma realidade verdadeira e diferente da que ele está vivendo.

Por isso, Durden cria uma outra identidade e constrói uma linha de raciocínio completamente diferente, apresentando a vida social a partir de uma visão crítica. Algo muito interessante de ser analisado ao longo do filme é a dualidade entre os personagens — um indivíduo bom e outro mau.

Como forma de se sentir vivo, o personagem monta um clube da luta para fugir do ócio e do tédio que a vida em sociedade estava provocando. É, então, por meio da violência que o filme aponta a importância e a necessidade do contato humano, honestidade e redes de apoio que atravessam a realidade de todos.

O filme pode ser alugado e assistido no serviço de streaming da Google.

4. Gênio Indomável

Gênio Indomável é um filme que desperta muitas emoções nos telespectadores. A história narra a vida de Will (Matt Damon), um faxineiro que tem seu talento e inteligência descoberta por um professor da universidade na qual trabalha. Embora o personagem apresente excelentes habilidades matemáticas e de raciocínio lógico, ele também tem dificuldades de socialização.

A partir desse desafio emocional, Will envolve-se em uma confusão e, para não ser preso, precisa receber um acompanhamento psicológico. A relação estabelecida entre o especialista Sean (Robin Williams) e Will é fundamental para o sucesso dos atendimentos — e oferece uma série de análises para os psicólogos que estão assistindo.

Além disso, Sean pauta suas intervenções a partir da abordagem humanista, fazendo com que os psicólogos possam acompanhar as ações dessa escola na prática e compreender com maior profundidade como trabalhar a partir dessa perspectiva. Com falas cativantes, o filme garante momentos incríveis de estudo e análise.

Gênio Indomável pode ser assistido na Netflix, por streaming.

5. Coringa

O estudo das relações humanas e sociais é fundamental para os psicólogos, e é esse o grande desafio que o filme Coringa traz aos profissionais da área. No longa, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) é um comediante e palhaço que trabalha para uma agência de talentos. A cada semana, ele precisa participar de um atendimento com uma agente social para trabalhar seus distúrbios emocionais.

A partir da sua demissão, Fleck comete um crime que transforma a maneira na qual ele se relaciona com a sociedade e, mais ainda, como ela própria interage com as diferenças entre as classes sociais. As ações do protagonista iniciam um movimento popular contra a elite que pode ser analisado a partir do viés psicológico.

O longa pode ser alugado e assistido no Google Play Movies.

6. Nise – O Coração da Loucura

A história da loucura é um tema muito estudado ao longo do curso de Psicologia. Afinal, conhecer as razões que incentivaram psiquiatras e psicólogos a estudarem sobre os fenômenos e transtornos psicológicos é fundamental para formar profissionais competentes, não é mesmo?

O filme Nise – O coração da Loucura conta a história real da médica Nise da Silveira (Glória Pires), uma psiquiatra que revolucionou a forma como a ciência e a profissão pensam, atuam e intervêm na loucura. Com o desenvolvimento de uma nova proposta de tratamento, Nise elimina o eletrochoque e a lobotomia, intervenções comuns na década de 1940.

Independentemente da abordagem utilizada e do campo de atuação, o filme é essencial para psicólogos que querem aprofundar seus conhecimentos sobre a história da própria ciência e, mais ainda, das técnicas diferentes de tratamento e intervenção. Afinal, foi por meio da arte que Nise conseguiu criar o vínculo com seus pacientes e ver uma melhoria significativa em cada um.

O filme sobre Nise da Silveira está disponível por streaming no GNT Play.

7. Para Sempre Alice

Um título que não poderia faltar no nosso artigo é o filme Para Sempre Alice. Esse drama conta a história da professora Alice Howland (Julianne Moore) e a forma como ela lida com um diagnóstico precoce de Alzheimer. O filme retrata o desenvolvimento da doença, desde os primeiros sinais até os estágios mais avançados, apontando a importância da família e do vínculo afetivo em um momento delicado.

Para quem quer aprofundar-se nas consequências das doenças neurológicas, em especial o Alzheimer, pode — e deve! — incluir o longa na sua lista. Além de aprender mais sobre a doença, você encontrará temas como relações familiares, redes de apoio, luto simbólico, aceitação do diagnóstico e impactos emocionais e afetivos de uma doença física.

O longa Para Sempre Alice pode ser alugado e assistido no Google Play Movies.

Você percebe como é possível estudar sobre os mais variados temas a partir dos filmes de Psicologia? Lembre-se de que, para garantir uma excelente atuação e conquistar oportunidades únicas, é fundamental ter uma boa especialização na área. Afinal, é por meio dela que você conseguirá expandir sua rede de contatos e aprofundar seus conhecimentos de forma prática e eficiente.

E então, já está adicionando seus filmes na sua lista para assistir? Se você conhece amigos que também gostariam de visualizá-los, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e ajude-os a estudar!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.