Por que a Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental é ideal para você

3 minutos para ler

1. Introdução

É comum que os recém-formados em Psicologia se vejam com algumas dúvidas e inseguranças no início da carreira clínica. Afinal, essa prática exige bastante do profissional, e é uma grande responsabilidade acompanhar os pacientes.

Para se preparar melhor e desenvolver mais segurança na própria prática, cursar uma especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma ótima estratégia. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe nosso conteúdo!

2. Quem pode fazer o curso?

A pós-graduação em TCC é voltada para a prática da psicoterapia. Por isso, os alunos precisam ser psicólogos ou médicos psiquiatras. O objetivo do curso é preparar o profissional para o atendimento aos pacientes com a utilização das técnicas cognitivo-comportamentais.

Como a especialização é focada na experiência clínica, é muito útil para quem quer começar nesse campo ou já trabalha e sente a necessidade de aprender mais. O psicólogo tem contato com a relação entre teoria e prática de forma mais clara, se instrumentalizando para a atuação.

3. Como a Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental está organizada?

O Cognitivo oferece uma especialização completa, dividida em 20 blocos temáticos. O currículo é atualizado e a duração do curso é de dois anos, com aulas mensais na sexta-feira à noite e no sábado.

Os estudantes têm acesso aos materiais das aulas no Portal do Aluno e os arquivos podem ser baixados. A plataforma virtual foi criada exclusivamente para as especializações do Cognitivo.

O curso inclui, além das disciplinas teóricas, as supervisões de atendimento. Nessas oportunidades, o estudante recebe orientação sobre os casos que atende e conta com a experiência dos professores para aperfeiçoar seu trabalho.

4. Quais são as áreas de atuação?

A Terapia Cognitivo-Comportamental é baseada nos modelos cognitivos dos transtornos mentais. Assim, o psicólogo que escolhe essa abordagem se capacita para compreender a relação entre o que o paciente pensa e como ele se sente e se comporta.

Por seu caráter diretivo, essa é uma terapia muito efetiva para tratar diversos transtornos psicológicos. Ela possibilita que o paciente identifique e possa modificar crenças disfuncionais, padrões de comportamento e hábitos pouco saudáveis.

O profissional especialista nessa teoria está apto para apresentar bons resultados, por exemplo, no tratamento da depressão, do transtorno obsessivo-compulsivo, da ansiedade, da síndrome do pânico, além de outras condições clínicas.

5. A especialização vale a pena?

Cursar uma pós-graduação agrega vários diferenciais para a carreira do psicólogo. Um dos principais motivos para investir nesse curso é obter qualificação e aumentar a segurança nos atendimentos clínicos.

Além disso, a pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental enriquece o currículo, abrindo novas possibilidades profissionais. Com ela, os psicólogos especialistas conquistam mais confiança dos pacientes e têm um retorno maior.

O curso também é uma ótima estratégia para fazer novos contatos e conhecer professores competentes. Trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos com pessoas que são referência na área é uma grande vantagem.

6. Conclusão

Agora que você tem informações sobre a pós-graduação em Psicologia, é hora de investir na sua carreira. Sem dúvida, a especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental vai agregar ao seu perfil profissional.

Quer ter a certeza de cursar sua pós em uma instituição de qualidade e com ótimo corpo docente? Conheça o curso do Cognitivo!

Posts relacionados

15 comentários em “Por que a Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental é ideal para você

  1. O melhor investimento é na carreira! E com certeza a especialização Terapia Cognitivo-Comportamental é ideal.

  2. Ótimos esclarecimentos para quem ainda tem dúvida do porque ser um especialista em terapia cognitiva comportamental… Cognitivo sempre sendo decisivo na hora da escolha.

Deixe um comentário