1. Introdução

É comum que os recém-formados em Psicologia se vejam com algumas dúvidas e inseguranças no início da carreira clínica. Afinal, essa prática exige bastante do profissional, e é uma grande responsabilidade acompanhar os pacientes.

Para se preparar melhor e desenvolver mais segurança na própria prática, cursar uma especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma ótima estratégia. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe nosso conteúdo!

2. Quem pode fazer o curso?

A pós-graduação em TCC é voltada para a prática da psicoterapia. Por isso, os alunos precisam ser psicólogos ou médicos psiquiatras. O objetivo do curso é preparar o profissional para o atendimento aos pacientes com a utilização das técnicas cognitivo-comportamentais.

Como a especialização é focada na experiência clínica, é muito útil para quem quer começar nesse campo ou já trabalha e sente a necessidade de aprender mais. O psicólogo tem contato com a relação entre teoria e prática de forma mais clara, se instrumentalizando para a atuação.

3. Como a Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental está organizada?

O Cognitivo oferece uma especialização completa, dividida em 20 blocos temáticos. O currículo é atualizado e a duração do curso é de dois anos, com aulas mensais na sexta-feira à noite e no sábado.

Os estudantes têm acesso aos materiais das aulas no Portal do Aluno e os arquivos podem ser baixados. A plataforma virtual foi criada exclusivamente para as especializações do Cognitivo.

O curso inclui, além das disciplinas teóricas, as supervisões de atendimento. Nessas oportunidades, o estudante recebe orientação sobre os casos que atende e conta com a experiência dos professores para aperfeiçoar seu trabalho.

4. Quais são as áreas de atuação?

A Terapia Cognitivo-Comportamental é baseada nos modelos cognitivos dos transtornos mentais. Assim, o psicólogo que escolhe essa abordagem se capacita para compreender a relação entre o que o paciente pensa e como ele se sente e se comporta.

Por seu caráter diretivo, essa é uma terapia muito efetiva para tratar diversos transtornos psicológicos. Ela possibilita que o paciente identifique e possa modificar crenças disfuncionais, padrões de comportamento e hábitos pouco saudáveis.

O profissional especialista nessa teoria está apto para apresentar bons resultados, por exemplo, no tratamento da depressão, do transtorno obsessivo-compulsivo, da ansiedade, da síndrome do pânico, além de outras condições clínicas.

5. A especialização vale a pena?

Cursar uma pós-graduação agrega vários diferenciais para a carreira do psicólogo. Um dos principais motivos para investir nesse curso é obter qualificação e aumentar a segurança nos atendimentos clínicos.

Além disso, a pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental enriquece o currículo, abrindo novas possibilidades profissionais. Com ela, os psicólogos especialistas conquistam mais confiança dos pacientes e têm um retorno maior.

O curso também é uma ótima estratégia para fazer novos contatos e conhecer professores competentes. Trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos com pessoas que são referência na área é uma grande vantagem.

6. Conclusão

Agora que você tem informações sobre a pós-graduação em Psicologia, é hora de investir na sua carreira. Sem dúvida, a especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental vai agregar ao seu perfil profissional.

Quer ter a certeza de cursar sua pós em uma instituição de qualidade e com ótimo corpo docente? Conheça o curso do Cognitivo!

Powered by Rock Convert

15 Comentários

Cancelar

  1. Muito bom!
    Investir em estudo sempre traz retorno.

  2. Daniela Seixas

    Show!!

  3. Ótima explicação!

  4. O melhor investimento! Retorno profissional e pessoal garantido.

  5. Ana Paula Dos santos

    Muito bom!
    Investir em conhecimento sempre traz retorno.

  6. Glauko Bernard

    Esclarecedor!

  7. É uma excelente abordagem de atuação.

  8. O melhor investimento é na carreira! E com certeza a especialização Terapia Cognitivo-Comportamental é ideal.

  9. Excelente!
    Especialização com retorno imediato.

  10. Showww de Bola!

  11. carlacsantana@gmail.com

    Ótimo!

  12. Ótimos esclarecimentos para quem ainda tem dúvida do porque ser um especialista em terapia cognitiva comportamental… Cognitivo sempre sendo decisivo na hora da escolha.

  13. Perfeito este material,Conhecimento nunca é de mais.

  14. Andriza Corrêa

    Com blocos atualizados e muito interessantes, esta especialização é a melhor!

  15. Adorei esse esclarecimento. Estou me organizando para realizar a pós.