O que é telemedicina? Entenda neste artigo!

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus trouxe transformações importantes aos profissionais da saúde. A redução da circulação e as recomendações para não sair de casa fortaleceram os serviços a distância, trazendo novas perspectivas para os acompanhamentos e consultas de rotina. Afinal, você sabe o que é telemedicina?

Esse termo representa o movimento de realizar diagnósticos, laudos e consultas a distância, com os devidos cuidados éticos e profissionais para garantir a saúde do paciente. Assim, o médico consegue atuar de forma segura e oferecer um excelente serviço, mesmo sem o contato físico.

Pensando em aprofundar o tema, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre telemedicina, para você ficar por dentro dessa novidade e entender como a Psicologia se encaixa nessas novas orientações. Acompanhe!

O que é telemedicina?

Antes de tudo, precisamos entender o que é telemedicina. Como você já deve imaginar, a palavra representa a especialidade médica na qual os serviços são realizados de forma remota, ou seja, a distância. Com os avanços tecnológicos, a Medicina e outras áreas da saúde puderam reinventar suas práticas a fim de aprimorá-las cada vez mais.

Nesse sentido, a telemedicina veio para transformar a forma de trabalho e de contato em toda a área da saúde. Por exemplo, os pacientes que precisam realizar exames de rotina, podem agendá-los de forma remota com seus médicos, além de fazer uma consulta por videoconferência, áudio ou telefone a fim de tirar suas dúvidas.

Isso garante uma rápida troca de informação entre médico e paciente, oferecendo um contato direto para assegurar o apoio profissional, sem perder de vista a qualidade do atendimento. Aos pacientes que não podem sair de casa, esse recurso se tornou a melhor forma de garantir um bom acompanhamento da saúde.

Como essa prática funciona?

Para muitos, realizar consultas a distancia parece algo de outra realidade, mas está mais próximo do que imaginamos. Hoje, a telemedicina se expandiu para outras áreas da saúde e chegou até a Psicologia, oferecendo aos psicólogos a oportunidade de realizar psicoterapias online — tornando-se uma excelente aliada de profissionais e clientes no contexto de isolamento social.

Então, pensando no contexto médico, como essa prática funciona? Em um primeiro momento, o paciente deve realizar os exames normalmente, dirigindo-se a algum laboratório ou consultório. Assim que o resultado estiver pronto, ele é disponibilizado em um software seguro para o especialista ter acesso às informações.

Em consequência, o médico consegue conferir os dados dos exames e produzir um laudo ou diagnóstico. Ainda, ele pode agendar consultas online ou presenciais, ou até entrar em contato direto com o paciente, já que a produção do laudo é rápida e feita normalmente em 24 horas.

Além disso, existem outras práticas que compõem o trabalho médico em home office, como:

  • telelaudo: emite laudos a distância por meio de softwares que recebem exames;
  • teleconsulta: especial para triagem, orientação, acompanhamento e consultas de rotina;
  • telecirurgia: a intervenção ocorre por meio de um robô guiado pelo médico a distância;
  • telediagnóstico: a partir do telelaudo, especialistas podem produzir um diagnóstico para o paciente a distância;
  • telemonitoramento: acompanhamento e vigilância a distância de pacientes internados em clínicas ou domicílios.

Quais são os benefícios da telemedicina?

A tecnologia e a inovação aplicadas à saúde oferecem benefícios não só aos profissionais, otimizando seu processo de trabalho, mas também para os pacientes, que podem acessar informações e realizar o acompanhamento da sua saúde com maior praticidade e rapidez.

Realizada de forma segura, por meio de plataformas criptografadas e softwares que contam com um excelente sistema de armazenamento de dados, a telemedicina garante:

  • agilidade no atendimento;
  • segurança e integração de informações em um só banco de dados, facilitando o acesso dos profissionais de saúde;
  • aprimoramento no processo de agendamento de consultas, exames e avaliações;
  • facilidade na troca de informação, principalmente entre especialistas;
  • acesso prático e rápido a exames e outras informações importantes sobre os pacientes;
  • diferentes formas de comunicação não violenta;
  • fortalecimento no monitoramento de pacientes;
  • facilidade de acesso para pacientes que tem dificuldade em locomoção ou precisam de um suporte mais específico em casa;
  • otimização do tempo do profissional e do paciente, uma vez que os laudos e diagnósticos ficam prontos rapidamente e podem ser acessados em qualquer lugar.

Como se adaptar a essa realidade?

Agora que você já conheceu uma das tendências na área da saúde e quais são suas vantagens, surge a grande questão: como se adaptar a essa nova realidade e aplicar todos os seus benefícios no meu dia a dia? Com a proposta de solucionar grandes desafios, a telemedicina traz um passo a passo para os profissionais que querem investir nela.

Isso quer dizer que existem técnicas e metodologias que qualquer profissional de saúde pode — e deve! — realizar para introduzir os atendimentos a distância, tanto em acompanhamentos no campo da saúde física quanto em psicoterapias online. Confira a seguir quais são elas!

Invista na atualização

A atualização é indispensável para o sucesso de qualquer profissional. Querer trabalhar na área da saúde envolve o estudo continuado a fim de garantir aos seus pacientes as melhores práticas que existem na atualidade. Por isso os cursos e pós-graduações são essenciais para quem deseja seguir carreira em Medicina e Psicologia.

Ademais, uma atualização abre portas para a expansão de oportunidades de atuação. Por meio da participação de eventos e workshops, além das especializações, você amplia sua rede de contatos e descobre novas possibilidades de trabalho por meio da tecnologia.

Conte com o conhecimento técnico

As formações oferecem um conhecimento teórico e prático essencial para o desenvolvimento da sua carreira. No entanto, é a partir do domínio técnico que você consegue oferecer um serviço diferenciado e com diversos benefícios aos seus pacientes.

A melhor forma de alinhar tal conhecimento com a telemedicina é descobrindo as funcionalidades das plataformas virtuais e entendendo como elas podem potencializar e favorecer o seu trabalho. Assim, você consegue manter o seu dia a dia mais organizado e evitar falhas na comunicação.

Trabalhe suas habilidades interpessoais

Outro ponto fundamental para o sucesso na telemedicina é treinar as habilidades interpessoais. Seguir trabalhando no campo da saúde envolve o contato com outras pessoas, mesmo que de forma virtual. Portanto, saber expressar-se e comunicar-se de maneira não violenta é fundamental na garantia de um bom atendimento.

Insira a tecnologia na sua rotina

Indo mais além, para realizar um atendimento online você precisa ter uma certa familiaridade com a tecnologia. Então, como atuar em conjunto a ela de modo a potencializar a experiência do seu paciente e garantir um atendimento de qualidade? A melhor forma é inseri-la em sua rotina.

Conheça quais são as plataformas disponíveis para atendimentos, entenda os diferentes softwares de análise de laudos e diagnósticos e converse com seus pacientes sobre como eles gostariam que as sessões acontecessem. Isso possibilita um maior controle da qualidade do seu serviço e aproxima as inovações tecnológicas com o seu dia a dia.

Entender o que é telemedicina pode abrir novas oportunidades na sua carreira. Afinal, trabalhar de forma remota é uma das principais alternativas que os profissionais encontraram para continuar acompanhando a saúde e desenvolvimento dos seus pacientes de maneira segura, ética e eficaz, sobretudo com o contexto do isolamento social presente no nosso cotidiano.

Então, gostou de descobrir um pouco mais sobre telemedicina? Aproveite para ajudar seus colegas a trabalharem com essa inovação e compartilhe nosso post nas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.