O planejamento de carreira do psicólogo, assim como nas demais profissões, é indispensável para aqueles que têm o anseio de sair do lugar-comum e de se tornar uma referência no seu campo de atuação. Trata-se, resumidamente, de um instrumento estratégico fundamental para o alinhamento dos objetivos profissionais e, consequentemente, para um crescimento saudável.
No entanto, a sua elaboração requer alguns passos imprescindíveis. Afinal, considerando que ele pode ser compreendido como uma espécie de “roteiro” que revela a trajetória a ser percorrida do ponto A ao ponto B, é extremamente importante que você identifique, por exemplo, as suas preferências, as competências a serem desenvolvidas, o que o faria se sentir realizado etc. Quer descobrir como colocá-lo em prática? Continue a leitura!
O que realmente se pode entender como um planejamento de carreira?
Como introduzido, conceitualmente, o planejamento de carreira é uma ferramenta que conduz o profissional ao avanço na sua área de atuação no mercado de trabalho. Por meio dele, é possível conhecer mais a si próprio, estabelecer objetivos mais claros, entender aonde se deseja chegar e criar estratégias para alcançar o propósito definido.
Nesse sentido, o ideal para que esse “norte” seja determinado é analisar todos os eventuais cenários que estejam — ou possam ser — enfrentados e os fatores que têm o potencial de gerar impactos na sua trajetória, como recessões econômicas, pandemias etc. Isso porque mapear o caminho a ser percorrido rumo ao sucesso é tão fundamental quanto trilhá-lo.
Quais são os principais desafios de um psicólogo a serem superados?
Não é incomum que muitos graduandos fiquem profissionalmente desorientados ao chegar ao último ano do curso. Isso geralmente acontece porque o medo em relação ao futuro e às oportunidades do mercado de trabalho começa a se intensificar, especialmente diante de situações economicamente críticas.
Além disso, por mais que a Psicologia ofereça um sem-número de possibilidades de especialização e de atuação, faz-se necessário superar alguns desafios, já que a formação na área é apenas o primeiro passo de uma jornada longa. A seguir, elencamos alguns dos principais.
Não saber como divulgar o próprio trabalho
Você provavelmente já ouviu por aí que “a propaganda é alma do negócio”, certo? Realmente, essa é uma verdade e, no caso da Psicologia, não seria diferente.
Nesse sentido, é fundamental que você saiba divulgar o seu trabalho, fazendo o seu nome como profissional. Atualmente, as redes sociais vêm se revelando excelentes aliadas para a autopromoção, mas as táticas mais convencionais — como ter sempre um cartão de visitas à mão — permanecem eficazes.
Acredite: por mais simples que sejam as suas estratégias de marketing, mesmo que aparentemente despretensiosas, o potencial de atrair novos pacientes se torna bem maior.
Alcançar uma boa saúde financeira
Buscar um maior domínio de práticas de empreendedorismo e, novamente, de marketing é essencial para tornar o seu trabalho sustentável, ou seja, economicamente saudável. Desse modo, você terá condições de gerenciar os seus custos, os seus investimentos e as suas receitas adequadamente, equilibrando mais facilmente as suas finanças.
Por isso, é indispensável apostar na combinação do conhecimento técnico com as noções mercadológicas da sua área de atuação.
Não saber de que forma lidar com o público
Para manter uma base de contatos bem solidificada, entender como lidar com o seu público — e, especialmente, com os seus pacientes — é imprescindível. Lembre-se de que a sua imagem profissional está em constante construção e é diretamente relacionada com o modo como você trata aqueles que o procuram e com a percepção de resultados que eles têm.
Ou seja, você precisa aprender a reconhecer, por exemplo, quais são os momentos de ouvir e qual é a hora de falar durante as sessões. Além disso, agir com empatia, ser disponível e colocar o seu paciente como uma prioridade é extremamente importante, até mesmo para que ele se sinta acolhido.
Como elaborar um planejamento de carreira do psicólogo e por que fazê-lo é tão relevante?
Um planejamento de carreira, quando corretamente elaborado — com base nas suas metas e nas suas preferências —, mostra-se uma ferramenta altamente importante porque tem o potencial de auxiliá-lo, por exemplo, a:
- descobrir as suas afinidades profissionais;
- saber quanto tempo será necessário para atingir os seus objetivos;
- economizar energia e dinheiro, direcionando melhor os seus investimentos para ideias que realmente retornarão bons resultados.
No entanto, isso só se torna viável quando alguns fatores relevantes são levados em consideração. A seguir, confira uma espécie de “passo a passo” que o ajudará a desenhar o seu próprio roteiro.
Compreenda as suas preferências e a sua personalidade
O melhor modo de chegar ao destino que você deseja é identificá-lo. Nesse sentido, o ponto de partida para a elaboração de um planejamento de carreira bem-sucedido é determinar o que você gostaria de fazer. Uma medida interessante para auxiliá-lo a descobrir isso é fazer alguns questionamentos a si mesmo, como:
- Quais são os meus pontos mais fracos e quais são os mais fortes?
- Eu tenho preferência por gerenciar o meu próprio ritmo de trabalho ou lido bem com a ideia de receber ordens?
- De que forma eu quero conciliar minha vida profissional com a pessoal?
- Quais são as minhas expectativas financeiras?
Nesse caso, o mais recomendável é não tomar suposições como bases para as suas respostas. Então, procure se dedicar a pesquisas de mercado, interaja com psicólogos que já estejam ativos na área em que você gostaria de atuar — conversando tanto com profissionais que trabalham de forma autônoma quanto com aqueles que mantêm vínculo empregatício com alguma organização — etc.
Determine ações de curto, médio e longo prazo
Pouco adianta identificar as suas habilidades atuais e aquelas que requerem desenvolvimento se você não traçar as ações necessárias para desenvolver tais competências. Lembre-se de que o planejamento de carreira do psicólogo não deve ficar apenas no campo das ideias, mas, sim, ser colocado em prática.
Nesse contexto, esse é o estágio em que você precisará definir o que fará para alcançar o que quer. Para tanto, é interessante que você divida as suas ações em curto, médio e longo prazo, considerando, por exemplo:
- o que o mercado de trabalho tem exigido agora;
- o que será interessante futuramente;
- quais são as alternativas mais convenientes para você conforme a sua realidade.
Especialize-se
Como dito, a conclusão da graduação é somente o primeiro passo de uma longa trajetória em que a educação continuada se revela a chave do sucesso. Portanto, durante a elaboração do planejamento de carreira do psicólogo, é fundamental que você avalie em qual área vale a pena concentrar os seus esforços e invista em especializações nesse sentido.
Entenda que o mercado não é imutável e, desse modo, você nunca chegará a uma fase da profissão em que não será mais necessário aprender nada. Para uma atuação mais completa — e, principalmente, para trazer mais credibilidade ao trabalho que você desenvolve —, a cada dia, as certificações se tornam mais indispensáveis.
Como você pôde ver, a Psicologia é uma área que oferece inúmeras oportunidades em variados campos de trabalho. No entanto, para unir o sucesso à realização profissional, é essencial investir em um planejamento de carreira do psicólogo, que o auxiliará a definir aonde você almeja chegar e qual é a rota que deverá seguir para atingir o seu destino.
Este post foi útil? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e dissemine essas dicas com outros colegas de profissão!
Em uma pesquisa feita aqui, vislumbrei também a importância da elaboração de um planejamento de carreira, não só da área de Psicologia, como também da área de Direito. Muito obrigado à todos do Cogntivo Blog. 100% proveitosa a matéria, Planejamento de Carreira do Psicólogo, visto que eu também tenho formação em Pós Graduação na área de Psicopedagogia, pela universidade Metodista de Ensino Superior. Misael José Pascoal.
Olá Misael,
Obrigado por acessar nosso blog e compartilhar seus comentários sobre nosso conteúdo sobre planejamento de carreira.
Ficamos felizes em saber que nosso artigo foi útil para você.
Entendemos a importância do planejamento de carreira para psicopedagogos e outros profissionais que buscam orientação e desenvolvimento profissional.
Nosso objetivo é fornecer informações valiosas e práticas para ajudar nossos leitores a navegarem com sucesso em suas jornadas de carreira.
Ficamos felizes em saber que nosso artigo ressoou com você e que você o considerou informativo e envolvente.
Valorizamos seu feedback e usaremos seus insights para melhorar ainda mais nosso conteúdo no futuro.
Caso tenha alguma dúvida adicional ou precise de orientação específica em sua jornada de planejamento de carreira, não hesite em entrar em contato conosco.
Nossa equipe de especialistas está sempre disponível para fornecer suporte e aconselhamento.
Convido você a seguir o COGNITIVO em nossas redes sociais também e fique por dentro de todas as novidades, conteúdos atualizados para os profissionais da saúde.
Você tem acesso a tudo que é necessário para ter mais segurança, qualidade e eficácia nos seus atendimentos.
Cognitivo – A Especialização passa por aqui!
😎 SAIBA MAIS SOBRE O COGNITIVO E NOSSOS CURSOS LEVANDO CONHECIMENTO, SEGURANÇA PARA VOCÊ!
👉 Site: https://cognitivo.com/
👉Instagram:https://www.instagram.com/cognitivo.cc/
👉Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61556627837577
👉YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCp6pgmJKYC1xeRGXpghFELg