Vale a pena uma Pós em Terapia Cognitivo-comportamental? Descubra neste post!

7 minutos para ler

A profissão de psicologia tem ganhado cada vez mais notoriedade em razão de sua importância para a sociedade. As pessoas estão mais cientes de que saúde mental é uma questão séria e que um transtorno emocional, se não for tratado, pode trazer diversos prejuízos.

Frente a tantas demandas, o profissional dessa área precisa estar atualizado, e uma pós em Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar a alavancar sua carreira.

As possibilidades de atuação para o psicólogo são muitas. O mercado de trabalho abre portas em diferentes contextos relacionados às seguintes áreas da psicologia:

  • clínica;
  • organizacional;
  • escolar;
  • hospitalar;
  • social;
  • do trânsito;
  • dos esportes;
  • jurídica;
  • de emergências e desastres.

A pós em Terapia Cognitivo-Comportamental deixa o profissional mais preparado para atuar em qualquer uma dessas áreas, já que fornece o conhecimento de técnicas específicas para lidar com pensamentos disfuncionais que interferem no comportamento e nas relações humanas.

Com a leitura deste post, entenda o que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e porque vale a pena fazer uma pós nessa área. Continue e saiba mais!

O que é a TCC?

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das abordagens de psicoterapia, assim como a psicanálise, a fenomenologia e a análise do comportamento (behaviorismo).

Todas essas linhas de atendimento derivam de diferentes escolas de pensamento, atuam com teorias e técnicas distintas, embora tenham o mesmo objetivo de ajudar os pacientes a lidarem melhor com seus conflitos psíquicos.

A TCC, em específico, baseia-se na interação entre os pensamentos, sentimentos e comportamentos. Essa abordagem se constrói na premissa de que aquilo que o indivíduo pensa, a visão que ele tem das situações, provoca emoções que acionam padrões de respostas comportamentais.

Assim, os transtornos mentais são causados por pensamentos disfuncionais, também chamados de distorções cognitivas, que partem de uma crença irracional central, como a necessidade de ser amado ou de ter controle sobre tudo.

Trabalhando com a terapia focada nessas questões, é possível promover uma reestruturação mental, reduzindo o sofrimento psíquico e os comportamentos disfuncionais.

Entre as técnicas cognitivo-comportamentais mais utilizadas, estão: reeducação cognitiva, técnicas de relaxamento, questionamento socrático, registro de pensamentos disfuncionais, dessensibilização sistemática, treinos de habilidades sociais e resolução de problemas, entre outras.

Que tipo de pós-graduação é possível fazer nessa área?

A graduação é apenas o primeiro passo para quem pretende desenvolver um perfil profissional diferenciado. Isso porque temos visto um aumento considerável na quantidade de pessoas formadas, mas nem todas se aprofundam no conhecimento necessário para fazer um trabalho de destaque — ainda mais na psicologia, em que temos a missão de tocar outras vidas de uma forma transformadora.

Dois elementos são relevantes para a solidificação da carreira do psicólogo: experiência e conhecimento aprofundado nas teorias e técnicas de sua linha de atendimento. A experiência profissional, é claro, vem com o tempo. Entretanto, para criar oportunidades, é preciso dar passos determinantes e se manter atualizado com a formação continuada.

Para conhecer melhor a TCC e saber como aplicá-la no manejo clínico ou mesmo nas demais áreas da psicologia, é preciso fazer uma especialização. Na grade curricular da graduação, temos um contato moderado com as várias abordagens de psicoterapia, mas há muito mais conteúdo a absorver em cada uma delas.

Sendo assim, tanto aqueles que já se formaram na faculdade com o intuito de seguir a linha da TCC quanto os que optaram por outras abordagens podem fazer uma especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e trazer esse conhecimento para sua prática profissional.

Por que fazer uma pós em Terapia Cognitivo-Comportamental?

Fazer uma pós-graduação é sempre uma decisão vantajosa para o desenvolvimento profissional e pessoal, visto que amplia as oportunidades de trabalho e acrescenta muito conhecimento ao repertório teórico e técnico.

Veja porque vale a pena fazer um pós em Terapia Cognitivo-Comportamental!

Importância no mercado

Um profissional pós-graduado tem mais destaque no mercado do que aqueles que pararam seus estudos após a faculdade. Além disso, a TCC é uma abordagem reconhecida por seus métodos diretivos e com resultados efetivos em curto e médio prazo.

Sendo assim, as técnicas são aplicáveis não somente no contexto clínico, mas também nas outras áreas de atuação da psicologia.

Aprimoramento das técnicas de trabalho

A especialização em TCC fornece um amplo conhecimento acerca das técnicas específicas dessa abordagem — que não são poucas. Dessa forma, o profissional amplia seu repertório para ajudar seus pacientes de forma mais efetiva e diante de casos diversos.

Possibilidade de empreender em consultório próprio

Apesar da multiplicidade de áreas de atuação, o maior objetivo de grande parte dos psicólogos é ter um nome de referência e seguir em seu consultório próprio.

Com a pós em terapia cognitivo-comportamental isso é possível, tendo em vista a notoriedade que o profissional pode obter ao apresentar domínio em seus conhecimentos teóricos e práticos.

Ampla demanda de casos

A TCC é a abordagem que mais tem sua efetividade comprovada, sendo aplicável em muitos casos, como depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, dependência química, entre outros. O público também é amplo, pois a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser benéfica para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Como é a Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto Cognitivo?

A pós em TCC do Instituto Cognitivo é voltada para a prática da psicoterapia, norteada pelas experiências dos professores e pela assimilação gradual da ampla quantidade de conteúdo teórico.

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pode ser realizado na modalidade a distância, 100% on-line. Para isso, o aluno tem acesso aos materiais por meio de uma plataforma virtual exclusiva.

Grade curricular

A especialização em TCC é indicada para psicólogos, médicos e psiquiatras que querem conhecer mais sobre as técnicas dessa terapia. O curso dura aproximadamente 2 anos — carga horária de 360 horas — e conta com 24 blocos temáticos, cumprindo a seguinte grade curricular:

1. Fundamentos em Terapia Cognitivo-Comportamental;

2. Conceitualização Cognitiva e técnicas cognitivas e comportamentais;

3. TCC para os transtornos depressivos;

4. TCC para transtornos bipolares;

5. TCC para as fobias específicas;

6. TCC para o transtorno de ansiedade social;

7. TCC para o transtorno do pânico e agorafobia;

8. TCC para os transtornos obsessivo-compulsivo;

9. TCC para os transtornos relacionados a trauma e estresse;

10. TCC para o transtorno de ansiedade generalizada;

11. TCC para os transtornos relacionados a substâncias;

12. TCC para os transtornos da personalidade modelo de Beck e Freeman;

13. TCC para os transtornos alimentares;

14. Tópicos especiais I – fundamentos em terapia do esquema;

15. Interfaces TCC e neurociências;

16. Tópicos especiais II = psicologia jurídica;

17. Fundamentos em TCC para crianças e adolescentes;

18. Tópicos especiais III – fundamentos em terapia comportamental dialética para o transtorno da personalidade Borderline;

19. Metodologia do trabalho científico e ensino superior (módulo dedicado à elaboração do trabalho final de curso);

20. Instrumentos de avaliação em TCC;

21. TCC para dependências tecnológicas;

22. TCC para os transtornos sexuais;

23. TCC para os transtornos psicóticos;

24. Tópicos especiais IV – psicologia positiva e terapia focada na compaixão.

Diferenciais competitivos

O Instituto Cognitivo tem mais de 24 anos de experiência na área da saúde mental e da educação, e atua com um corpo docente bastante qualificado, com 95% dos professores sendo mestres e doutores.

Outro diferencial da nossa pós em Terapia Cognitivo-Comportamental é que você aprende com casos supervisionados e aplica as técnicas na prática, a partir do primeiro módulo do curso.

Aproveite para assinar nossa newsletter e receba conteúdos atualizados!

Posts relacionados

6 comentários em “Vale a pena uma Pós em Terapia Cognitivo-comportamental? Descubra neste post!

  1. Boa noite!
    Gostaria de receber informações sobre o curso de especialização em TCC. Valor, datas, carga horária.

Deixe um comentário