Pós-graduação a distância: conheça 5 vantagens desse formato

No mercado de trabalho atual, a continuidade dos estudos é uma exigência. Ficar apenas na graduação não é bem-visto por empresas e nem por pacientes. Afinal, todos procuram um profissional preocupado com a qualificação constante. Para conquistar isso, a pós-graduação a distância é uma ótima opção.

Isso porque ela promove todas as vantagens da especialização no mercado, além de oferecer particularidades que você só consegue nesse tipo de curso. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a modalidade de educação a distância (EAD)? Veja 5 bons motivos para estudar dessa forma!

1. Aproveitar os benefícios da pós-graduação

Como falamos, continuar buscando qualificação depois de terminar a faculdade é essencial, e as vantagens são muitas. Uma das principais é a oportunidade de aprofundar conhecimentos que não foram tão explorados durante a graduação — o que é comum, já que o curso envolve diversos assuntos a serem discutido em poucos anos.

Assim, quem deseja atuar na Psicologia clínica, por exemplo, pode buscar uma especialização na abordagem que escolheu. Isso garante que o profissional aprenda ainda mais sobre a teoria e desenvolva melhor suas competências para atuar nessa área.

Outro benefício da pós é a credibilidade profissional. Sem dúvida, alguém com essa formação se torna mais atrativo tanto em seleções de emprego quanto na prospecção de pacientes particulares. Assim, é possível obter novas oportunidades de trabalho e também mais retorno financeiro.

O networking é mais uma vantagem da pós-graduação na carreira. Ao fazer novos cursos depois de formado, você tem contato com professores e colegas da área e pode construir importantes parcerias profissionais no futuro.

2. Estudar com flexibilidade

Um dos maiores benefícios de investir na educação a distância é usufruir de flexibilidade. Nessa modalidade de estudos, o aluno tem muito mais liberdade para fazer seus horários e organizar a rotina, já que não é necessário comparecer presencialmente ao curso.

Com isso, a EAD é ideal para quem quer continuar os estudos conciliando com o trabalho e outras atividades rotineiras — como os cuidados com casa e família. Para profissionais autônomos, que precisam de esforço extra para coordenar seus horários, essa facilidade é ainda mais significativa.

Uma pós-graduação a distância traz poucas exigências em relação aos horários, pois a maioria das atividades não acontece em um tempo definido pela instituição. Ou seja, exceto em provas ou alguma tarefa específica, você pode escolher o período do dia e da semana que vai dedicar aos estudos.

Outra liberdade da qual o aluno EAD dispõe é a de estudar em qualquer local. Assim, é possível aproveitar intervalos no trabalho, por exemplo, para colocar o conteúdo ou uma atividade em dia. Isso é ideal para as pessoas que, por diversos motivos, não podem comparecer a aulas presenciais ou garantir sempre um espaço adequado para estudar.

3. Desenvolver características essenciais para o mercado de trabalho

Quando se fala em educação a distância, há um mito de que essa modalidade não seria bem-aceita no mercado de trabalho. Isso não corresponde à realidade por, pelo menos, dois fatores. O primeiro é a qualidade das instituições que oferecem EAD. O segundo é o fato de que estudar a distância ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como a autonomia.

Assim, o que acontece é exatamente o oposto: uma pós-graduação a distância é valorizada pelo mercado de trabalho não só pelo conhecimento que proporciona, mas também pelo desenvolvimento pessoal. Afinal, um estudante EAD aprende muito sobre gerir seu próprio comportamento, ter mais organização, elencar prioridades e coordenar o tempo.

Além disso, fazer o curso EAD também proporciona mais domínio da tecnologia — que também pode fazer muita diferença no dia a dia do trabalho, ajudando a lidar, por exemplo, com um software de gestão do consultório.

Todas essas competências são essenciais em qualquer cenário profissional, principalmente para aqueles que exercem função autônoma e precisam organizar a própria agenda.

4. Economizar

Citando os motivos para fazer uma pós-graduação a distância, a economia não pode estar de fora. Em geral, é preciso mobilizar muito menos dinheiro e outros recursos (como tempo e materiais de estudo) em um curso EAD.

A primeira economia é no preço da própria especialização: frequentemente, o curso a distância custa menos do que opções presenciais. Além disso, uma economia clara é no deslocamento, já que não existe a necessidade de estar se locomovendo para uma instituição a cada semana ou mês.

A economia de recursos também é uma realidade na pós-graduação a distância. Como a maioria dos materiais é disponibilizada online, a modalidade EAD proporciona que você não precise investir tanto nesse ponto.

Não podemos deixar de fora, claro, a economia de tempo que uma especialização a distância gera. Fazendo um curso nessa modalidade, fica muito mais fácil se organizar e conciliar suas diversas atividades em menos tempo. Assim, é possível gerir sua semana com eficiência, trabalhando e descansando mais.

5. Acessar uma maior diversidade de instituições e cursos

Escolher uma pós-graduação não é algo simples. Você precisa pensar em um curso que tenha relação com o que gosta de estudar e que abra boas oportunidades no mercado de trabalho. Entretanto, para quem mora longe de grandes centros urbanos, isso é um desafio grande. Afinal, não há muita disponibilidade de instituições e cursos.

Para evitar fazer uma especialização que não interesse tanto à sua carreira, é bom poder contar com a pós-graduação a distância. Isso porque a possibilidade de cursar uma pós não presencial diminui fronteiras e permite que você acesse os melhores cursos e instituições, mesmo que não estejam tão próximos fisicamente.

Dessa maneira, a EAD garante maior liberdade de escolha, já que não é preciso deixar de fazer o curso que você sempre quis só porque a instituição que o oferta não fica na sua cidade. Também torna mais fácil avaliar diversas pós e escolher aquela que oferece melhores condições.

Lembre-se de que é muito importante buscar uma instituição de qualidade, que seja reconhecida na área em que você quer estudar. Além disso, é importante garantir que ela tenha bons professores, materiais e metodologias de ensino. Esses aspectos fazem muita diferença no aproveitamento da formação.

Neste post, apresentamos as 5 principais razões pelas quais vale a pena investir na pós-graduação a distância. Sem dúvida, essa é uma alternativa muito interessante para quem deseja continuar se qualificando para crescer profissionalmente. Vale a pena seguir as nossas dicas e escolher o curso ideal para você!

E então, nosso conteúdo foi útil? Aproveite para assinar a newsletter do blog e acompanhar várias publicações como esta!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar