Psicologia e neuropsicologia: qual a diferença?

3 minutos para ler

Atuar nas áreas de psicologia e neuropsicologia é uma grande oportunidade para aqueles que desejam trabalhar com o ser humano em sua complexidade. Apesar de estarem relacionadas enquanto ciências que estudam a mente, existem diferenças. 

A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que versa sobre as relações entre as funções do cérebro e o comportamento humano. Especialistas dessa área têm ganhado cada vez mais espaço, devido às descobertas que ajudam na compreensão e na prevenção de distúrbios. 

A psicologia, em geral, estuda os fenômenos mentais e comportamentais do ser humano e busca diagnosticar e tratar transtornos para promover a saúde mental. O mercado de trabalho é amplo, incluindo clínicas, empresas, escolas, hospitais, entre outras. 

Leia mais e entenda a diferença entre as duas profissões! 

Como está o mercado de trabalho em psicologia e neuropsicologia? 

Psicólogos e neuropsicólogos podem trabalhar em diversos locais, atuando na promoção da saúde mental e na prevenção de problemas psicológicos. O mercado está amplo para profissionais dessas áreas, visto o aumento na prevalência dos transtornos que afetam a mente humana. 

Veja, de forma mais sucinta, como é o mercado de trabalho em psicologia e neuropsicologia! 

Psicologia 

Graduados nessa profissão podem encontrar oportunidades nas áreas de psicologia:

  • clínica; 
  • organizacional ou empresarial; 
  • hospitalar; 
  • social; 
  • jurídica ou forense; 
  • escolar; 
  • do esporte; 
  • do trânsito; 
  • de emergências e desastres. 

Há, ainda, campos de atuação mais específicos, assim como abordagens diversas e metodologias que enriquecem o trabalho dos psicólogos e, por efeito, melhoram o bem-estar mental e a qualidade de vida das pessoas. 

Neuropsicologia 

O mercado de trabalho para neuropsicologia também é diversificado. Os neuropsicólogos podem trabalhar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, institutos de pesquisa e universidades. 

A neuropsicologia tem ganhado bastante mercado ao longo dos anos. É uma área de grande relevância, visto que avalia e intervém diante de alterações psicológicas decorrentes de lesões cerebrais ou de outros processos patológicos neurológicos. 

De modo geral, a perspectiva de emprego para neuropsicólogos é positiva. Os profissionais que se mantêm atualizados e especializados têm mais chances de sucesso na carreira, assim como em outras áreas da psicologia. 

Por que se especializar em TCC é um caminho promissor na carreira de psicologia? 

A atuação em psicologia e neuropsicologia pode ocorrer tanto na prevenção quanto no tratamento de transtornos mentais e comportamentais, por meio de diversos recursos técnicos. 

Nesse contexto, podemos destacar a terapia cognitivo-comportamental (TCC), abordagem que se baseia na relação entre pensamento automático, reação emocional e resposta comportamental. 

A TCC é reconhecida por suas intervenções eficientes em inúmeros casos, incluindo transtornos depressivos e ansiosos, disfunções sociais, distúrbios de aprendizagem, desordens neurológicas, entre outros. 

Em resumo, a psicologia e a neuropsicologia são áreas de atuação ampla, que permitem o trabalho em diversos ambientes. A especialização em TCC ajuda a aumentar a bagagem de conhecimento teórico e técnico, deixando os profissionais mais preparados para promover a melhoria na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas. 

Quer mais informações sobre os cursos de formação e pós-graduação em TCC? Fale conosco e conheça os cursos do Cognitivo! 

Posts relacionados

Deixe um comentário