Conhecido por ser um profissional que atua com crianças, jovens e adultos, o psicólogo TCC, ou o terapeuta cognitivo-comportamental, tem variadas formas de abordagens na psicoterapia que podem ser realizadas em grupo ou de maneira individual, assim como em casais e famílias. E não podemos nos esquecer das intervenções em ambientes escolares, hospitalares e organizacionais.
Diante disso, sabemos que, para melhorar como profissional e se manter atualizado, é necessário se aprofundar nos conhecimentos. Uma das melhores formas de adquirir mais informação e sabedoria é fazer leituras especializadas.
Se você é um profissional da área, estudante ou está pesquisando sobre o tema, continue a leitura deste post para conhecer as três melhores formas de se aprofundar no assunto!
O terapeuta cognitivo-comportamental e sua área de atuação
A terapia cognitivo-comportamental é considerada uma das principais vertentes da Psicologia. O seu maior objetivo é tratar pacientes que tenham comportamentos disfuncionais, por meio da criação de novas respostas comportamentais. É de origem Behaviorista, teoria da psicologia que atua investigando o comportamento humano e suas reações ao ambiente no qual está inserido.
O diretor do Instituto Cognitivo, Neri Maurício Piccoloto, afirma que “o conhecimento da terapia cognitivo-comportamental permite ao profissional trabalhar com eficácia na prática clínica, pois tem resultados cientificamente comprovados em uma vasta gama de transtornos mentais.” Além disso, a área de atuação é bem ampla porque abrange todas as idades com intervenções individuais ou mesmo em grupo, indo aos ambientes mais diversificados.
Ainda segundo Piccoloto, qualquer paciente pode se beneficiar da terapia cognitivo-comportamental, entretanto, a intensidade do benefício depende de aspectos específicos do psicólogo TCC e do paciente. Os resultados são cientificamente comprovados, em especial quando falamos de transtornos mentais, tanto em adultos quanto em crianças. Deve-se salientar que a TCC, muitas vezes, é associada a outras abordagens, como a farmacoterapia.
E o mais importante, a terapia cognitivo-comportamental não deve — nem pode — ser utilizada apenas em casos de transtorno mental. Ela também ajuda a modificar padrões disfuncionais de comportamento, ajudando o paciente a desenvolver respostas adaptativas e melhorar sua qualidade de vida.
A importância de se aprofundar na TCC
Diante da necessidade de uma constante qualificação, o psicólogo e o psiquiatra que aplicam a TCC devem se preparar adequadamente para receber seus pacientes de maneira eficaz e ética. É importante realizar uma pós-graduação específica na área, com conteúdo teórico e prático que permita ao profissional assimilar o melhor conteúdo, além de instruí-lo para aplicar a terapia.
Devemos destacar que a terapia cognitivo-comportamental está em constante evolução e que novas técnicas surgem, assim como novos estudos com aplicação da abordagem e resultados. Por isso, Maurício Piccoloto reforça que é muito importante que o profissional de saúde mental se atualize para seguir atuante no mercado e oferecer as melhores opções de tratamento aos seus pacientes.
A seguir, vamos conhecer as melhores técnicas para se aprofundar no tema.
As 3 melhores técnicas para se aprofundar na terapia cognitivo-comportamental
Após entender a importância de se aprofundar no assunto, o profissional que quer se tornar um psicólogo TCC precisa conhecer o que fazer para sempre ampliar seus conhecimentos e continuar aumentando sua vantagem competitiva no mercado.
1. Leia bastante
A Psicologia é conhecida por ser uma área que requer muito estudo do profissional, portanto, o psicólogo TCC não pode parar nunca de procurar materiais atualizados e qualificados que estão de acordo com o tema ou transtorno a qual ele é especialista. Devemos lembrar que há livros gerais e que apresentam atualizações sobre os mais variados temas.
Mas o diretor do Instituto Cognitivo dá uma dica para quem quer ter um primeiro contato com a terapia cognitivo-comportamental, o livro: “Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado”, de Jesse Wright e colaboradores. Também há uma variedade de livros de Psicologia se você quiser outras opções de leitura especializada na área.
2. Participe de palestras e congressos
Outra dica que Piccoloto dá para o psicólogo TCC que deseja se aprofundar no assunto, é participar de palestras e congressos que acontecem eventualmente. Ele destaca o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, evento bianual de grande porte da área, organizado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.
Vale ressaltar que, devido ao crescimento de casos do novo coronavírus em todo o território nacional e as medidas necessárias de distanciamento social, o evento será realizado totalmente de forma on-line.
3. Faça cursos e especializações na área
Por fim, e não menos importante, destacamos a busca por formações que o psicólogo TCC deve fazer. É muito importante buscar um curso que contemple o conteúdo completo e seja constantemente atualizado, sendo voltado para a prática e com qualidade de ensino. Aqui no Brasil, o Cognitivo oferece cursos 100%, reconhecidos pelo MEC e título de Especialista para o profissional.
O curso de especialização em terapia cognitivo-comportamental e o curso de especialização em ciências cognitivas são ótimas opções para quem procura se tornar um psicólogo TCC especializado.
As principais vantagens de fazer cursos voltados para a TCC
Nós falamos sobre a importância de sempre se qualificar e buscar formações para não se tornar um profissional obsoleto, visto que a terapia cognitivo-comportamental está em constante evolução. Portanto, os cursos da área ajudam o psicólogo TCC a ampliar o conhecimento sem ficar estagnado, além de conectá-lo com a realidade que pode ser encontrada durante a prática profissional.
Os cursos do Cognitivo têm a vantagem de trazer conteúdo interessante e atualizado sobre a terapia cognitivo-comportamental. Além disso, quase todos os professores são mestres e/ou doutores na área e têm experiência prática em atendimentos, que é fundamental para tornar as formações mais próximas da realidade. Ainda contamos com aulas gravadas em alta tecnologia e materiais de estudo diferenciados.
Gostou de conhecer as três melhores formas de se aprofundar no assunto e agora também quer ser um psicólogo TCC? Conheça mais sobre o Cognitivo e tudo o que temos a oferecer para a sua formação!
Basta entrar em contato por meio do nosso site ou pelas nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Você pode se matricular ou tirar qualquer dúvida sobre o assunto com um de nossos consultores.