Saiba por que fazer especialização em terapia cognitivo-comportamental

Você sabe por que a especialização em terapia cognitivo-comportamental tem sido tão procurada? Os profissionais da saúde mental têm se interessado cada vez mais por essa área e buscam aprimorar seu conhecimento em relação às técnicas da TCC.

Os pacientes, por sua vez, também procuram informações sobre as alternativas de tratamento e encontram respostas para diversas situações clínicas na terapia cognitivo-comportamental.

Se você também pretende se tornar um especialista na área, não deixe de acompanhar este post! Conheça um pouco mais sobre a especialização em TCC e saiba por que esse passo é tão importante para a carreira do psicólogo!

A carreira profissional do psicólogo

A Psicologia se tornou uma profissão de grande relevância para a sociedade atual. Algumas das principais razões para isso foram a conscientização das pessoas em relação à gravidade dos problemas psicológicos e o aumento expressivo nos índices de transtornos como depressão e ansiedade.

Existe, portanto, uma alta demanda de trabalho para o psicólogo. Mas, ao passo que aumentou a necessidade desse profissional no mercado, também cresceu o interesse das pessoas por essa formação. O resultado disso é um cenário que exige cada vez mais experiência e capacitação de quem pretende se destacar e consolidar uma carreira.

Nesse ponto, precisamos reforçar que carreira e emprego não são exatamente a mesma coisa. Há muitos profissionais habilitados que vivem na constante busca por uma vaga, sempre de olho nas oportunidades e prontos para enviar um e-mail com seu currículo. Claro que essa etapa faz parte do processo, mas a construção de um plano de carreira exige mais do que isso.

A graduação é o primeiro passo da estrada profissional. Depois disso, é necessário um empenho contínuo para sair do patamar inicial e chegar mais longe. Para isso, é preciso investir na aquisição de um conhecimento mais aprofundado e apostar em cursos de aperfeiçoamento e especialização, seja para aprender novas técnicas ou para adquirir mais domínio das práticas clínicas que já executa. Afinal, quanto maior a expertise, melhor o atendimento.

Especializar-se vai além de aumentar o número de certificados na parede do consultório. Significa se tornar autoridade e ter um nome de referência em um campo específico. E isso, sem dúvidas, desperta o interesse e a confiança dos pacientes.

Outro ponto a destacar é a importância de conhecer os diferentes saberes da profissão. A Psicologia oferece vários caminhos para o atendimento — conhecidos com abordagens ou correntes de pensamento.

Nada impede o profissional que optou pela psicanálise, por exemplo, de aprender sobre as teorias e técnicas da terapia cognitivo-comportamental. Esse repertório abrangente é necessário, inclusive, para auxiliar aquele paciente que não apresentou resultados diante das primeiras alternativas de tratamento.

Portanto, a atualização constante da bagagem teórica é essencial para o plano de carreira do psicólogo. Além dos cursos de especialização, o profissional deve participar de feiras, workshops e demais eventos da sua área — e isso ainda é importante para fortalecer o networking. Acompanhar as novas pesquisas e publicações também é necessário para não ficar estagnado diante dos avanços da profissão.

O que é terapia cognitivo-comportamental

A TCC é um sistema psicoterápico estruturado, que trabalha com um conjunto de técnicas diretivas e com enfoque em metas de resolução. Sua atenção é focada nos problemas presentes, e a aliança colaborativa formada entre o psicólogo e o paciente é fundamental para os resultados terapêuticos.

Essa abordagem foi desenvolvida pelo professor e psiquiatra norte-americano Aaron Beck. Suas pesquisas iniciais tinham o propósito de confirmar fundamentos psicanalíticos. Esse foi o ponto de partida para que ele apresentasse um modelo cognitivo da depressão, que, a princípio, deu origem a então chamada terapia cognitiva. Suas construções teóricas evoluíram, assim como as aplicações de seus conceitos, até se estabelecer a terapia cognitivo-comportamental.

A teoria central da TCC propõe que nossas emoções e comportamentos são respostas às interpretações que fazemos dos eventos internos e externos. Toda e qualquer distorção presente nesse processamento de informação, ou seja, na forma de enxergar o mundo, seria a mola propulsora para o surgimento de transtornos emocionais. Em síntese, segundo a terapia cognitivo-comportamental, são as cognições que determinam nossos sentimentos e ações.

O processo psicoterápico da TCC, portanto, tem o objetivo de promover a reestruturação cognitiva do paciente, isto é, modificar seus padrões de pensamento. A efetividade dessa abordagem tem sido empiricamente confirmada no tratamento de quadros diversos, tais como: depressão, ansiedade, dependência química, distúrbios alimentares, transtornos de personalidade, entre outros.

A importância da especialização em terapia cognitivo-comportamental

O domínio das teorias e técnicas da TCC é algo que contribui fortemente para a carreira do psicólogo. O conhecimento aprofundado na área, adquirido juntamente com o título de especialista, coloca o profissional em uma posição de destaque no mercado de trabalho. Isso acontece porque se trata de uma abordagem que tem despertado cada vez mais o interesse da sociedade — tanto da comunidade científica, quanto dos pacientes.

A comprovação dos resultados terapêuticos e o vasto leque de situações clínicas que são tratadas com as técnicas da TCC fazem do especialista um profissional bastante requisitado. Portanto, quem pretende construir uma carreira sólida em Psicologia, deve considerar a especialização em terapia cognitivo-comportamental como uma das etapas necessárias para o seu desenvolvimento.

Para se capacitar e realizar um atendimento de excelência, o profissional precisa ampliar seu repertório técnico. E isso é obtido somente por meio de uma formação de qualidade. Sendo assim, o primeiro passo para se tornar um especialista em TCC é encontrar uma instituição que seja referência na área.

O Cognitivo é uma instituição especializada em cursos de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental, com 20 anos de experiência e mais de 7 mil terapeutas formados. Conheça os diferenciais de quem faz especialização no Cognitivo:

  • coordenação técnica formada por terapeutas certificados, com alta capacitação, experiência e pioneirismo na prática da TCC;
  • conteúdo programático abrangente, voltado para a prática clínica, e transmitido de forma leve e didática, de modo a despertar o interesse do aluno desde o primeiro módulo;
  • o curso apresenta toda estrutura que o pós-graduando precisa para obter uma formação de excelência, incluindo biblioteca virtual com 1.200 textos, artigos científicos comentados por professores, vídeos temáticos e muito mais;
  • corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores com ampla experiência na aplicação da terapia cognitivo-comportamental.

As áreas de estudo da TCC

A organização e a abrangência da grade curricular são pontos fundamentais para uma boa formação profissional. No Cognitivo, o conteúdo estudado é completo e atualizado com os principais referenciais teóricos da TCC relacionados à realidade da prática clínica.

Tópicos especiais também contemplam os temas mais atuais, como as novas psicoterapias contextuais, ou terapias de terceira onda, que foram desenvolvidas a partir dos princípios da terapia cognitivo-comportamental.

Conheça alguns dos temas estudados na especialização em TCC do Cognitivo:

  • noções gerais das técnicas cognitivas e comportamentais;
  • transtornos depressivos;
  • transtornos bipolares;
  • fobias específicas;
  • fobia social e treino de habilidades sociais;
  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • transtornos da personalidade;
  • neurociências;
  • transtornos alimentares;
  • transtorno de pânico e agorafobia;
  • transtorno de ansiedade generalizada.

O conteúdo programático é disposto em uma sequência planejada, de modo a promover um aprendizado gradativo e de fácil entendimento, tanto para os alunos que ainda não conhecem a TCC, quanto para os profissionais que já trazem conhecimento na área.

Compreendeu o quanto a especialização em terapia cognitivo-comportamental pode contribuir para sua carreira em Psicologia? Esse é um passo essencial na sua trajetória de desenvolvimento profissional!

Não prorrogue essa realização! Entre contato com o Cognitivo, comece já a sua especialização em TCC e seja um profissional de referência!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar