Pandemia e o isolamento social: saiba como manter a saúde mental em dia com a ajuda de um psicólogo

A pandemia provocada pelo coronavírus trouxe diversas mudanças na sociedade. A necessidade de isolamento social, o aumento de casos de Covid-19, o medo constante, o grande número de mortes e a crise econômica: todos esses são fatores que afetam bastante a saúde mental da população.

Além de todas essas consequências, a falta de perspectiva para o fim da pandemia causa muita aflição e desmotivação nas pessoas. Dentro desse contexto, o apoio de um profissional qualificado pode ser uma das melhores saídas para cuidar da saúde mental.

Neste post, queremos mostrar como a atuação do psicólogo vem sendo fundamental para promover o bem-estar em situações difíceis. Acompanhe e saiba mais!

Como a pandemia afetou a saúde mental das pessoas?

A pandemia trouxe a necessidade de isolamento social, fazendo com que a rotina de boa parte da sociedade se alterasse. A maioria das relações e atividades do dia a dia migrou para o ambiente virtual, e isso trouxe consequências.

O aumento do uso das redes sociais, por exemplo, proporcionou vários benefícios, pois ajudou a manter o contato com os amigos e familiares. No entanto, esses mesmos espaços contribuíram para o surgimento de diversos problemas, como:

  • aumento da ansiedade — ter contato com uma grande quantidade de notícias e ver pessoas quebrando o isolamento social afeta o equilíbrio emocional de muita gente;
  • dependência — por ser o único espaço possível para interagir com outras pessoas, alguns indivíduos acabaram dobrando o tempo que passavam nas redes sociais, sentindo-se dependentes;
  • queda da autoestima — a internet ajuda a criar a própria realidade e, ainda que muitas pessoas saibam disso, é difícil evitar a comparação com digital influencers e demais indivíduos que se mantiveram produtivos durante a pandemia, malhando em casa, fazendo cursos, mostrando as compras online etc.

O isolamento social também fez com que o ambiente de trabalho, de descanso, de lazer e de estudos se transformassem no mesmo lugar: a própria casa. Desse modo, muitas pessoas começaram a ter dificuldade para definir limites, seja trabalhando mais do que deveriam, seja diminuindo a produtividade. Por isso, o contexto colabora para a potencialização do estresse e interfere no equilíbrio emocional.

Qual é a importância do auxílio de um profissional da Psicologia?

Diante dessa situação, a busca por atendimento de saúde mental teve um grande aumento. Psicólogos e psiquiatras passaram a ser mais requisitados, principalmente por meio da telemedicina. Isso mostra a importância do auxílio de um profissional da Psicologia para recuperar o equilíbrio emocional e gerenciar diversos problemas que interferem no bem-estar.

A seguir, veja algumas funções do psicólogo em contextos como a pandemia!

Trabalha a gestão das emoções

Gerenciar a grande quantidade de emoções sentidas durante o isolamento social é um desafio para praticamente todas as pessoas. Um profissional da Psicologia oferece técnicas e métodos eficazes para a melhora do bem-estar.

Oferece suporte emocional

Com um turbilhão de emoções, é comum que muitas delas também tenham uma conotação negativa, o que acaba influenciando o surgimento de transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade. Um psicólogo é capaz de oferecer suporte para ir em busca do equilíbrio emocional.

Ajuda com a terapia familiar

Ficar em casa implica em passar mais tempo com a família, o que pode causar conflitos em alguns casos. O psicólogo também é capaz de ajudar na solução de problemas com a terapia familiar, de modo que cada membro possa ouvir e conhecer melhor o outro.

Esse é um momento complicado para todo mundo, portanto, é comum que problemas de saúde mental comecem a surgir diante de tantos fatores negativos. Contudo, um profissional da Psicologia pode contribuir para que esse desafio seja superado antes de trazer maiores danos ao bem-estar das pessoas.

Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como procurar ajuda e manter a saúde mental em meio à pandemia!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.