Vários bloqueios mentais podem impedir uma pessoa de ter crescimento pessoal e profissional, e um deles é o sentimento de incapacidade. O termo se refere a um estado emocional de insegurança e complexo de inferioridade.
Quem nutre esse sentimento pode se sentir incapaz de assumir responsabilidades, iniciar relacionamentos ou até executar tarefas simples do cotidiano, por medo de falhar. Justamente, o medo é um dos mecanismos centrais de tal problema, o que pode levar a pessoa a perder oportunidades de trabalho, de convívio social ou em outras esferas da vida.
Leia este post e saiba identificar e tratar o sentimento de incapacidade!
Como identificar o sentimento de incapacidade?
Pessoas com sentimento de inferioridade e insegurança comumente têm medo de assumir riscos e sentem-se incapazes até para realizar atividades e projetos de que gostariam muito. Não raro, essa manifestação psíquica faz parte de quadros de depressão, portanto, precisa ser cuidadosamente avaliada, especialmente, quando chega a causar prejuízos reais.
Podemos identificar o sentimento de incapacidade nas seguintes características:
- medo de arriscar;
- medo de rejeição;
- ansiedade e comportamentos de fuga e esquiva em situações em que a pessoa possa ser avaliada ou julgada;
- preocupação com a opinião dos outros, revelando o medo de não ser aceito ou reconhecido;
- insegurança para dizer não;
- perfeccionismo excessivo;
- autocomparação constante, resultando na convicção de que é inferior às outras pessoas — o que é potencializado nessa era de exposição pessoal nas redes sociais;
- dificuldade para reconhecer as próprias vitórias e qualidades;
- procrastinação;
- intenso sofrimento psíquico para lidar com críticas.
Dessa forma, a falta de autoconfiança e a baixa autoestima atreladas ao sentimento de incapacidade interferem negativamente na vida do indivíduo. Situações simples, como expor a própria opinião ou ir a uma festa, podem deixar a pessoa extremamente desconfortável e insegura.
Em maior escala, esse sentimento empurra o indivíduo para um padrão de comportamento que resulta em autossabotagem. Assim, o medo do futuro, de ficar sozinho, de não ser aprovado, enfim, de nada dar certo, mantém a pessoa estagnada e coíbe seu desenvolvimento e suas experiências de vida.
Como lidar com esse sentimento?
Sentir-se incapaz é consequência de crenças centrais negativas, como: “não sou bom em nada que faço”, “preciso ser perfeito”, “as pessoas vão me desaprovar se eu falhar”. Essas crenças produzem distorções cognitivas e padrões de pensamentos disfuncionais que podem acarretar outros problemas, além do sentimento de incapacidade, evoluindo para transtornos mentais.
Nesse sentido, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é muito benéfica, pois o foco é conduzir o paciente por um caminho de autoconhecimento, ajudando em sua reestruturação cognitiva.
Na TCC, o paciente forma vínculo com o psicólogo e assume um papel ativo em seu processo psicoterapêutico. Ele aprende a identificar seus medos e pensamentos que ativam os sentimentos negativos e, assim, pode contestá-los e substituí-los por ideias mais funcionais.
O autoconhecimento e a identificação das crenças irracionais são pilares desse processo de reeducação cognitiva. Portanto, as técnicas de TCC são fundamentais para se libertar do sentimento de incapacidade e dos bloqueios mentais gerados por outros processos psicológicos fragilizados, muitos dos quais se estabelecem desde a infância e são reafirmados ao longo de vivências negativas — então, é preciso quebrar esse ciclo!
Leia mais um de nossos conteúdos e veja como a terapia cognitivo-comportamental realmente funciona!