Como ter sucesso na carreira de Psicologia? Descubra!

Quando escolhemos uma profissão, fazemos isso pensando em certos objetivos, tendo a independência financeira como um dos principais. Ao longo da nossa formação e da nossa experiência, adquirimos propósitos maiores, como o reconhecimento e o sucesso na carreira.

Alcançar essas finalidades não é tão difícil, no entanto, também não significa que tudo chega de forma fácil. Para avançar na carreira, é preciso dedicação constante e mostrar ao mercado que se tem boa qualificação.

Conversamos com Luciane Piccoloto — psicóloga, professora e coordenadora dos cursos do Instituto Cognitivo —, que, com sua experiência, forneceu algumas dicas para o psicólogo que deseja mais conquistas na profissão. Continue a leitura!

Quais as áreas de atuação de um psicólogo?

São muitas as possibilidades de atuação, como as seguintes!

Organizacional

Também conhecida como Psicologia do Trabalho, essa área trabalha junto ao RH, nas empresas. Cuida da seleção de profissionais, faz entrevistas, aplica testes, promove processos de treinamento, possibilita atividades para mais motivação, entre outras tarefas.

Hospitalar

Na hospitalar, o profissional atua dentro de um hospital e ajuda a equipe médica nos procedimentos e atendimentos de pacientes. Pode, por exemplo, estar junto para ajudar a dar notícias de diagnósticos, preparar o paciente para uma cirurgia ou acompanhá-lo no pós-cirúrgico.

Clínica

É a atuação mais conhecida. Aqui, o psicólogo atende pacientes com demandas específicas, como problemas de relacionamento, compulsões, depressão e ansiedade. Os atendimentos podem ser individuais, de casal ou de família. Também, é importante escolher uma abordagem, para orientar o processo terapêutico.

Esporte

O profissional oferece ajuda psicológica e motivacional a atletas, fazendo com que estejam preparados para as competições, já que a força mental e a confiança são fundamentais para as conquistas.

Docência

O trabalho em faculdades e cursos de pós-graduação também é um bom caminho. O profissional precisa estar sempre atualizado, pois ajudará outros profissionais a crescerem.

Forense ou Jurídica

Atua ao lado da justiça, como em processos de adoção ou de condenação criminal. Geralmente, há aplicação de testes, além da avaliação das condições emocionais e cognitivas.

Orientação Profissional

Até pouco tempo atrás, o trabalho de orientação profissional tinha grande foco em adolescentes. O mercado tem mudado e, hoje, existem muitos adultos que procuram esse psicólogo, para ajudar na transição de carreira. A atuação se dá por meio de avaliações clínicas e testes, que ajudam na orientação para uma profissão. 

Quais as carreiras mais promissoras?

Em primeiro lugar, é importante saber que o sucesso na carreira depende bastante das atitudes do profissional. Sendo assim, por mais que a área tenha boas oportunidades, não há muitos frutos quando não se busca o autodesenvolvimento.

“Fala-se muito que a Psicologia já está saturada, no entanto existem possibilidades sim, em todas as áreas. A clínica, por exemplo, apesar de já ter muita atuação, é uma área promissora e que está em expansão, principalmente depois de ter saído a resolução de 2018, possibilitando o atendimento online”, considera Luciane.

Para a coordenadora do Cognitivo, dedicar-se à clínica, também, possibilita oportunidades além do atendimento. “É uma área que proporciona autonomia. Além do consultório privado, tem a possibilidade de parcerias ou de atuar em equipes multidisciplinares, junto de outros profissionais. Com o tempo e a experiência, dá para se tornar referência e ser um supervisor clínico. Também, possibilita conciliações e flexibilidade, como ser professor. Além disso, há o ganho de visibilidade, para se tornar autoridade profissional”.

Além da clínica, Luciane elenca mais uma possibilidade: “a Psicologia do Trabalho também proporciona bons ganhos e sucesso na carreira, mas exige uma formação específica”.

Quais os passos para ter sucesso na carreira de Psicologia?

Com esforço, o sucesso na carreira de Psicologia é totalmente possível. O começo de tudo é se dedicar, segundo Luciane. “Tudo começa com a formação, a graduação e a busca de uma pós-graduação reconhecida. Ela precisa ter garantias de qualidade, que sejam valorizadas por outros alunos e psicólogos. O corpo docente dessa instituição precisa ser formado por profissionais de referência”. 

O próximo passo é a escolha da abordagem terapêutica. “Entra o gosto pessoal aqui, mas é importante destacar que nem todas as abordagens têm a mesma visibilidade e credibilidade. Ressalto a psicoterapia cognitiva comportamental, que é baseada em evidências, e tem grande aceitabilidade — não apenas por psicólogos, mas também por outros profissionais da saúde”. 

O networking e a entrega de resultados também fazem parte. “O contato com colegas, professores e outros profissionais é importante. No entanto, a maior fonte de encaminhamentos vem quando começamos a ter reconhecimento dos próprios clientes. Por isso, a busca por uma qualificação que visa resultados é necessária”.

Luciane também ressalta que, com a oportunidade do atendimento online, o sucesso na carreira de Psicologia não é mais algo tão distante como era no passado. “Não existe mais aquela ideia que o profissional precisa esperar muitos anos para obter algum benefício. No entanto, ainda é importante que ele busque pelo seu crescimento”.

Como o Cognitivo pode ajudar a alcançar o sucesso na carreira de Psicologia?

O Cognitivo é uma instituição com experiência em cursos de especialização e formação, em áreas relacionadas à abordagem cognitivo-comportamental. Além do ensino presencial, oferecemos EAD, de modo a aumentar a acessibilidade aos alunos.

Quem procura uma recolocação profissional ou quem deseja mais conquistas dentro da carreira se deparará com um corpo docente qualificado, além de um conteúdo sólido e completo. As especializações ainda dão direito a aulas de supervisão, mesmo que online, com um profissional experiente na temática.

Isso oferece mais segurança e suporte, para que o profissional faça seus atendimentos clínicos com mais responsabilidade e conte mais chances de oferecer o tratamento adequado ao paciente.

“Abordamos o que tem de mais sólido e atual na terapia cognitivo-comportamental e capacitamos os profissionais para que atendam com mais autoconfiança. Temos ex-alunos que, hoje, conquistaram visibilidade na área acadêmica e clínica, e atuam impulsionando a carreira de outros profissionais”, ressalta a coordenadora do Cognitivo.

Enfim, como você viu, é preciso dedicação e um estudo constante para ter sucesso na carreira de Psicologia. No Cognitivo, você aproveita a facilidade das aulas a distância e a qualificação dos professores para ajudar você a se desenvolver profissionalmente.

Gostou das dicas? Caso precise de alguma informação, entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.