Técnicas de estudo: conheça 4 para utilizar durante sua pós-graduação!

Já pensou nas vantagens de aproveitar algumas técnicas de estudo para manter o seu rendimento? Durante a pós-graduação, isso vai trazer mais comodidade e ajudar a entregar todas as atividades no prazo correto.

Quem tem como objetivo profissional avançar na carreira e conseguir as melhores oportunidades no mercado de trabalho, na maioria das vezes, aposta em uma pós-graduação. No entanto, organizar os estudos continuados nem sempre é tão simples.

Para ajudar você a ter a melhor experiência na pós-graduação, montamos este post com 4 ótimas técnicas de estudo que vão ajudar a melhorar a produtividade e absorver mais conteúdos. Não perca!

Como é a dinâmica de uma pós-graduação?

Fazer um curso de pós-graduação é uma ótima oportunidade para aprender determinados assuntos de forma aprofundada. Então, não é surpresa que os estudos da especialização exijam muita leitura e dedicação.

Os cursos têm uma duração média de 360 horas. Por isso, são divididos, geralmente, em 3 ou 4 semestres. Dessa maneira, é possível focar um grupo de disciplinas por vez, absorvendo o conteúdo com calma.

Para isso, fazer um cronograma de estudos, destinando a quantidade de horas que você vai estudar por dia, de acordo com a disponibilidade de sua rotina, é uma maneira de se organizar melhor. Além disso, é possível utilizar algumas técnicas para fazer com que os momentos de aprendizado sejam mais proveitosos. 

Qual é a importância de saber como estudar para a pós-graduação?

Saber como estudar para a pós-graduação vai fazer com que você aproveite da melhor forma essa fase. Diferentemente da graduação, que aborda os conteúdos de maneira generalizada e com uma grande quantidade de disciplinas, na especialização, é possível focar poucos temas, aprendendo mais detalhes sobre eles.

Sendo assim, entender o que você pode fazer para adaptar a sua forma de estudos para desfrutar toda a experiência da pós-graduação só tem a oferecer vantagens, como aprendizado mais sólido, maior memorização dos termos, menos dúvidas e desenvolvimento de habilidades úteis para a sua vida profissional.

Quais são as melhores técnicas de estudo para usar na pós-graduação?

Após compreender que a dinâmica da pós-graduação tem novas exigências e que saber como adaptar os estudos é uma maneira de adquirir mais conhecimento durante o período, chegou a hora de saber quais técnicas são favoráveis para alcançar esse objetivo.

A seguir, veja 4 métodos de estudo que vão ajudar você a aprender mais na pós-graduação!

1. Releituras

Enquanto lê um texto ou assiste a uma aula, existem diversas opções para interagir e começar a consolidar o seu aprendizado. Algumas delas são grifar as partes mais importantes ou fazer anotações com as suas próprias palavras.

Essas duas técnicas vão levar a uma ainda mais eficiente, que é a de reler o que você destacou ou anotou. Dessa maneira, é possível relembrar os conceitos mais relevantes, além de melhorar a memorização e o aprendizado.

Para fazer essa revisão, é interessante escolher diferentes períodos. Por exemplo, fazer uma leitura no fim do dia que você fez esse estudo, uma semana após ler o conteúdo, 15 dias depois da primeira releitura e, por fim, 1 mês depois da aula. Assim, é possível manter contato com o assunto frequentemente, aumentando a sua curva de aprendizagem.

2. Mapas mentais

Fazer mapas mentais também estimula o seu raciocínio e é uma maneira de aplicar técnicas mnemônicas. Dessa forma, você consegue se recordar melhor do conteúdo por associações, além de pensar melhor sobre o assunto, com mais autonomia, e aprofundar ainda o conhecimento.

Para isso, você pode pegar uma folha de sulfite em branco e escrever no centro o tema principal do conteúdo que está estudando. Em seguida, comece a puxar flechas de tópicos que se relacionam com ele, desenvolvendo o raciocínio com poucas palavras.

Como os mapas mentais são feitos com as suas próprias palavras, é possível se recordar melhor do conteúdo, melhorar o aprendizado e, ainda, identificar as partes nas quais você tem dúvida. Por isso, evite ao máximo copiar esquemas encontrados na internet e tente construir o seu, de acordo com uma linha de raciocínio própria.

3. Flashcards

Os flashcards são pequenos papéis nos quais você pode anotar os detalhes mais importantes de cada matéria estudada. Eles são ótimos para sintetizar um resumo e fazer revisões breves, principalmente antes de apresentar um trabalho ou fazer uma avaliação.

4. Autointerrogação

Fazer perguntas para você mesmo sobre algum tópico é outra técnica muito eficiente. Isso vai estimular a explicação com as suas próprias palavras, evidenciando o que ainda precisa ser reforçado e qual parte da matéria já domina.

Esse também é um ótimo exercício de fixação, principalmente se você tiver a oportunidade de falar em voz alta. Assim, além de apenas pensar, também ouvirá a si próprio, intensificando o aprendizado.

Quais são os benefícios de se utilizar técnicas de estudos na pós?

Gostou de conhecer essas técnicas? Se você está se perguntando o que ganha ao utilizá-las durante os estudos, veja agora estes grandes benefícios!

Otimização de tempo

Já parou para contar quantas horas uma pessoa perde ao ter que estudar novamente um conteúdo, pois, na primeira vez, não prestou tanta atenção ou não conseguiu absorver muito a matéria?

Ao utilizar técnicas que consolidam o seu aprendizado, você otimiza o tempo de estudos, adicionando mais qualidade ao período em que se dedicou para aprender as disciplinas.

Melhor desempenho

Além de poupar tempo, essas técnicas ajudam a se concentrar com mais afinco. Dessa forma, é possível ter um melhor desempenho no curso, aumentando o conhecimento e, consequentemente, aprimorando a vida profissional.

Aprendizado mais consistente

Ninguém gosta de estudar uma matéria e, semanas depois, mal conseguir se lembrar do que viu anteriormente, não é verdade? Ao aplicar uma ou mais técnicas, você desfruta de um aprendizado consistente, conseguindo se recordar dos conceitos com mais facilidade conforme o tempo passa.

Viu só como as técnicas de estudo podem potencializar a sua experiência na pós-graduação? Portanto, experimente colocar em prática as nossas dicas e veja quais desses métodos combinam mais com você.

Se você gostou das dicas deste post, aproveite a oportunidade e compartilhe-as nas suas redes sociais! Assim, seus amigos vão descobrir como podem aplicar essas técnicas de estudo durante a pós-graduação.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.