No mundo tecnológico de hoje, muita gente tem problemas de concentração. Com os smartphones e redes sociais, temos acesso a uma enxurrada de informações a cada segundo, o que torna difícil se dedicar totalmente a uma única atividade. Por isso, as técnicas de mindfulness vêm ganhando cada vez mais adeptos em todo o planeta.

Esse tipo de meditação, também chamado de atenção plena, consiste em exercícios para colocar todo o foco no presente, sem pensar no passado ou no futuro. A prática pode trazer diversos benefícios, como mais concentração no trabalho e redução da ansiedade, entre outros.

Apesar de ser um conceito simples, a maioria das pessoas tem dúvidas de como aplicá-lo na prática. Pensando nisso, explicaremos neste post algumas técnicas de meditação mindfulness que podem ser usadas por qualquer um no dia a dia. Ficou interessado? Confira a seguir!

Técnicas de mindfulness para usar no dia a dia

Tomando banho

O banho é um dos momentos mais indicados para praticar a meditação mindfulness. Trata-se de uma atividade que costumamos realizar de forma mecânica, deixando nossa mente viajar para outros lugares. No entanto, quando a pessoa traz seus pensamentos para o presente, percebe estímulos e sensações que nunca havia notado antes.

Feche os olhos e preste atenção em cada detalhe. Sinta a temperatura da água e a forma como as gotas escorrem pelo seu corpo. Perceba, também, como a mente tende a escapar do presente e fazer você se lembrar dos problemas do dia ou do próximo compromisso.

Quando isso acontecer, retome o controle aos poucos, voltando sua atenção apenas às sensações do banho. Faça isso gentilmente, consciente de cada movimento e decisão tomada.

Outra ótima atividade para exercitar essa técnica é escovar os dentes. Concentre-se apenas no som das cerdas e no sabor do creme dental, sem deixar sua mente pensar em nada que não seja aquele momento.

Caminhando

Reserve pelo menos 10 a 15 minutos do seu dia para uma caminhada. O ideal é que seja em um parque pouco movimentado e com bastante natureza. Dessa forma, você terá poucas distrações e poderá focalizar toda a sua atenção no exercício.

Enquanto anda, concentre-se em cada ação sua. Observe os pés tocando o chão, o ritmo da respiração e o movimento de todas as partes do seu corpo. Faça tudo com uma atenção relaxada, sem julgar a si mesmo nos momentos em que a mente fugir do presente. Em vez disso, a exemplo da técnica anterior, traga os pensamentos de volta suavemente.

Outra boa dica é voltar a atenção para a natureza ao redor. Sinta o vento, aprecie o movimento das folhas, suas cores e a temperatura do ambiente. Isso com certeza ajudará você a viver o presente com mais intensidade no dia a dia.

Comendo

Normalmente, fazemos nossas refeições cheios de distrações, seja conversando, assistindo TV ou checando mensagens no smartphone. Que tal deixar tudo isso de lado e se concentrar apenas na grande estrela do momento: a comida? Se você conseguir fazer isso, seu foco em outras atividades certamente vai melhorar muito.

Observe tudo, desde o ato de segurar o garfo até as sensações do alimento no seu paladar. Olhe para o conteúdo do prato com calma, preste atenção nos cheiros e nas texturas na sua boca. Observe como seu corpo reage a todos esses estímulos, mastigando devagar e realmente saboreando a comida.

Não precisa fazer isso durante toda a refeição, mas dedique alguns momentos para focalizar a atenção e apreciar o momento.

Exercícios específicos

Além das técnicas para atividades cotidianas, há também exercícios específicos que estimulam o foco na respiração e nos movimentos do corpo. É definido um ponto de atenção, chamado de âncora, para que o praticante possa se concentrar durante a atividade.

Esses exercícios devem ser feitos com regularidade, em ambientes calmos e posições confortáveis. Veja abaixo dois exemplos:

  • 3 passos de mindfulness: este exercício é dividido em três fases, cada uma com um minuto de duração. Primeiro, feche os olhos e leve toda a sua atenção para um aspecto do seu corpo, como sensações físicas. No segundo minuto, concentre-se em tudo o que envolve a sua respiração. Por último, retorne para as sensações do corpo, incluindo, aos poucos, as percepções do ambiente ao redor;
  • mindfulness da respiração: aqui, o corpo é a sua âncora. Feche os olhos e deixe que a mente divague naturalmente, trazendo seus pensamentos de volta para as sensações físicas sempre que perceber alguma distração. Faça isso respirando de forma lenta e ritmada, quantas vezes forem necessárias.

Benefícios do mindfulness para a concentração e bem-estar

A meditação mindfulness pode trazer diversos benefícios para a rotina de uma pessoa. Veja a seguir alguns dos principais.

Aumento na produtividade

As técnicas de mindfulness ajudam a melhorar a concentração e, por consequência, a produtividade do praticante. Isso pode ser muito útil para crescer profissionalmente. Afinal, com mais foco, a taxa de erros diminui, o que aumenta a qualidade das entregas. Essa pode ser a chave para a pessoa mostrar um desempenho acima da média no trabalho e conseguir aquela promoção com a qual sempre sonhou.

Redução da ansiedade

Ao se concentrar no presente, sem pensar tanto no passado e no futuro, a ansiedade diminui. Com isso, a pessoa adquire inteligência emocional para manter a tranquilidade mesmo em situações caóticas e resolver problemas de forma mais madura. A qualidade dos relacionamentos também aumenta, pois o adepto da meditação ganha a capacidade de compreender melhor os próprios sentimentos e os dos outros.

Benefícios à saúde

Quando a mente está em ordem, o corpo agradece. Organizar os pensamentos ajuda a reduzir o estresse e aumentar a qualidade do sono. Segundo especialistas, a meditação mindfulness também melhora a frequência cardíaca e controla a pressão arterial, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Agora que você já sabe como aplicar as técnicas de mindfulness e seus principais benefícios, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Procure focar totalmente em cada atividade que realiza no cotidiano, além de reservar um tempinho para exercícios rápidos de meditação. Temos certeza de que sua concentração e seu bem-estar vão melhorar muito com esses novos hábitos!

Gostou do post? Não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Assim, você tem a chance de mudar não só a sua vida, mas também a de muitas outras pessoas!

Powered by Rock Convert

14 Comentários

Cancelar

  1. Muito bom este post! Adorei!
    Como sempre.

  2. Daniela Seixas

    Muito bom!!

  3. Muito interessante!

  4. Excelente!! Parabéns pela escolha do tema.

  5. Ana Paula Dos santos

    Excelente Tema !!

  6. Glauko Bernard

    Excelente artigo

  7. Adorei o artigo!

  8. Essa técnica é muito legal. Ótimo tema.

  9. Excelente a abordagem!!

  10. carlacsantana@gmail.com

    Ótimo texto!

  11. Cognitivo sempre postando temas do nosso cotidiano.
    Ótimo.

  12. Parabéns pelo Artigo!

  13. Andriza Corrêa

    Muito bom!!! Os posts do Cognitivo são sempre esclarecedores!!

  14. Muito bom o conteúdo. COGNITIVO está de parabéns pela qualidade dos materiais!