
Técnicas de mindfulness: afinal, como desenvolver?
No mundo tecnológico de hoje, muita gente tem problemas de concentração. Com os smartphones e redes sociais, temos acesso a uma enxurrada de informações a cada segundo, o que torna difícil se dedicar totalmente a uma única atividade. Por isso, as técnicas de mindfulness vêm ganhando cada vez mais adeptos em todo o planeta.
Esse tipo de meditação, também chamado de atenção plena, consiste em exercícios para colocar todo o foco no presente, sem pensar no passado ou no futuro. A prática pode trazer diversos benefícios, como mais concentração no trabalho e redução da ansiedade, entre outros.
Apesar de ser um conceito simples, a maioria das pessoas tem dúvidas de como aplicá-lo na prática. Pensando nisso, explicaremos neste post algumas técnicas de meditação mindfulness que podem ser usadas por qualquer um no dia a dia. Ficou interessado? Confira a seguir!
Técnicas de mindfulness para usar no dia a dia
Tomando banho
O banho é um dos momentos mais indicados para praticar a meditação mindfulness. Trata-se de uma atividade que costumamos realizar de forma mecânica, deixando nossa mente viajar para outros lugares. No entanto, quando a pessoa traz seus pensamentos para o presente, percebe estímulos e sensações que nunca havia notado antes.
Feche os olhos e preste atenção em cada detalhe. Sinta a temperatura da água e a forma como as gotas escorrem pelo seu corpo. Perceba, também, como a mente tende a escapar do presente e fazer você se lembrar dos problemas do dia ou do próximo compromisso.
Quando isso acontecer, retome o controle aos poucos, voltando sua atenção apenas às sensações do banho. Faça isso gentilmente, consciente de cada movimento e decisão tomada.
Outra ótima atividade para exercitar essa técnica é escovar os dentes. Concentre-se apenas no som das cerdas e no sabor do creme dental, sem deixar sua mente pensar em nada que não seja aquele momento.
Caminhando
Reserve pelo menos 10 a 15 minutos do seu dia para uma caminhada. O ideal é que seja em um parque pouco movimentado e com bastante natureza. Dessa forma, você terá poucas distrações e poderá focalizar toda a sua atenção no exercício.
Enquanto anda, concentre-se em cada ação sua. Observe os pés tocando o chão, o ritmo da respiração e o movimento de todas as partes do seu corpo. Faça tudo com uma atenção relaxada, sem julgar a si mesmo nos momentos em que a mente fugir do presente. Em vez disso, a exemplo da técnica anterior, traga os pensamentos de volta suavemente.
Outra boa dica é voltar a atenção para a natureza ao redor. Sinta o vento, aprecie o movimento das folhas, suas cores e a temperatura do ambiente. Isso com certeza ajudará você a viver o presente com mais intensidade no dia a dia.
Comendo
Normalmente, fazemos nossas refeições cheios de distrações, seja conversando, assistindo TV ou checando mensagens no smartphone. Que tal deixar tudo isso de lado e se concentrar apenas na grande estrela do momento: a comida? Se você conseguir fazer isso, seu foco em outras atividades certamente vai melhorar muito.
Observe tudo, desde o ato de segurar o garfo até as sensações do alimento no seu paladar. Olhe para o conteúdo do prato com calma, preste atenção nos cheiros e nas texturas na sua boca. Observe como seu corpo reage a todos esses estímulos, mastigando devagar e realmente saboreando a comida.
Não precisa fazer isso durante toda a refeição, mas dedique alguns momentos para focalizar a atenção e apreciar o momento.
Exercícios específicos
Além das técnicas para atividades cotidianas, há também exercícios específicos que estimulam o foco na respiração e nos movimentos do corpo. É definido um ponto de atenção, chamado de âncora, para que o praticante possa se concentrar durante a atividade.
Esses exercícios devem ser feitos com regularidade, em ambientes calmos e posições confortáveis. Veja abaixo dois exemplos:
- 3 passos de mindfulness: este exercício é dividido em três fases, cada uma com um minuto de duração. Primeiro, feche os olhos e leve toda a sua atenção para um aspecto do seu corpo, como sensações físicas. No segundo minuto, concentre-se em tudo o que envolve a sua respiração. Por último, retorne para as sensações do corpo, incluindo, aos poucos, as percepções do ambiente ao redor;
- mindfulness da respiração: aqui, o corpo é a sua âncora. Feche os olhos e deixe que a mente divague naturalmente, trazendo seus pensamentos de volta para as sensações físicas sempre que perceber alguma distração. Faça isso respirando de forma lenta e ritmada, quantas vezes forem necessárias.
Benefícios do mindfulness para a concentração e bem-estar
A meditação mindfulness pode trazer diversos benefícios para a rotina de uma pessoa. Veja a seguir alguns dos principais.
Aumento na produtividade
As técnicas de mindfulness ajudam a melhorar a concentração e, por consequência, a produtividade do praticante. Isso pode ser muito útil para crescer profissionalmente. Afinal, com mais foco, a taxa de erros diminui, o que aumenta a qualidade das entregas. Essa pode ser a chave para a pessoa mostrar um desempenho acima da média no trabalho e conseguir aquela promoção com a qual sempre sonhou.
Redução da ansiedade
Ao se concentrar no presente, sem pensar tanto no passado e no futuro, a ansiedade diminui. Com isso, a pessoa adquire inteligência emocional para manter a tranquilidade mesmo em situações caóticas e resolver problemas de forma mais madura. A qualidade dos relacionamentos também aumenta, pois o adepto da meditação ganha a capacidade de compreender melhor os próprios sentimentos e os dos outros.
Benefícios à saúde
Quando a mente está em ordem, o corpo agradece. Organizar os pensamentos ajuda a reduzir o estresse e aumentar a qualidade do sono. Segundo especialistas, a meditação mindfulness também melhora a frequência cardíaca e controla a pressão arterial, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.
Agora que você já sabe como aplicar as técnicas de mindfulness e seus principais benefícios, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Procure focar totalmente em cada atividade que realiza no cotidiano, além de reservar um tempinho para exercícios rápidos de meditação. Temos certeza de que sua concentração e seu bem-estar vão melhorar muito com esses novos hábitos!
Gostou do post? Não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Assim, você tem a chance de mudar não só a sua vida, mas também a de muitas outras pessoas!
agosto 9, 2018 às 2:59 pm
Muito bom este post! Adorei!
Como sempre.
agosto 9, 2018 às 3:06 pm
Muito bom!!
agosto 9, 2018 às 3:15 pm
Muito interessante!
agosto 9, 2018 às 3:19 pm
Excelente!! Parabéns pela escolha do tema.
agosto 9, 2018 às 3:33 pm
Excelente Tema !!
agosto 9, 2018 às 4:02 pm
Excelente artigo
agosto 9, 2018 às 4:20 pm
Adorei o artigo!
agosto 9, 2018 às 4:31 pm
Essa técnica é muito legal. Ótimo tema.
agosto 9, 2018 às 5:19 pm
Excelente a abordagem!!
agosto 9, 2018 às 6:21 pm
Ótimo texto!
agosto 10, 2018 às 3:03 pm
Cognitivo sempre postando temas do nosso cotidiano.
Ótimo.
agosto 11, 2018 às 12:35 pm
Parabéns pelo Artigo!
agosto 14, 2018 às 9:47 pm
Muito bom!!! Os posts do Cognitivo são sempre esclarecedores!!
agosto 17, 2018 às 3:31 pm
Muito bom o conteúdo. COGNITIVO está de parabéns pela qualidade dos materiais!