O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsicológica que pode afetar significativamente a vida da criança, uma vez que tende a prejudicar o desempenho de várias atividades.
Neste post, vamos falar sobre a importância da terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento dos pacientes com TDAH. Essa abordagem tem alcançado resultados relevantes nesses casos, promovendo mudanças comportamentais, melhoras no rendimento escolar e na adaptabilidade familiar e social.
Faça sua leitura atentamente e saiba mais sobre TDAH e as intervenções da TCC!
O que é transtorno de déficit de atenção e hiperatividade?
O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento. É mais diagnosticado em crianças, mas também pode prevalecer na vida adulta. As características principais dessa condição incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade.
É um problema que afeta o desenvolvimento global infantil, pois interfere no aprendizado, no rendimento escolar, nas interações sociais e até no convívio familiar e no autocuidado. Portanto, os pais e profissionais que têm contato com a criança devem ter cuidado na avaliação.
Não raro, crianças e jovens com esse transtorno são considerados preguiçosos e irresponsáveis, uma vez que não conseguem ter foco e desistem de suas atividades. Sem o devido acompanhamento, formam-se adultos problemáticos, com dificuldades para manter projetos, trabalhos e relacionamentos interpessoais.
Alguns dos sintomas do TDAH, sobretudo na infância, são:
- desatenção frequente;
- dificuldade para executar tarefas que exigem foco e raciocínio;
- dificuldade para seguir instruções e obedecer regras;
- inquietação total quando precisa ficar parado ou esperar por algo;
- perda frequente de objetos;
- comportamentos impulsivos.
Como a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar?
O tratamento do TDAH é multimodal. Assim, o atendimento psicológico é necessário para as técnicas de intervenção psicossocial, mas deve ser aliado ao acompanhamento psiquiátrico para a prescrição de psicofármacos.
A TCC é uma das abordagens psicoterápicas mais eficazes para tratar esse transtorno, uma vez que utiliza métodos focados na reeducação cognitiva e na reformulação comportamental. Exemplos das técnicas empregadas são:
- psicoeducação;
- identificação dos pensamentos disfuncionais;
- elaboração de estratégias para minimizar os prejuízos que o transtorno causa;
- reformulação de comportamentos para lidar com a impulsividade;
- treino de resolução de problemas;
- treino de habilidades sociais.
Por que se especializar em TCC?
A TCC é uma abordagem atual que tem demonstrado efetividade no tratamento de diversos transtornos mentais, inclusive o TDAH. Portanto, especializar-se nessa área é um caminho bastante promissor para os psicólogos que querem:
- aprofundar o conhecimento teórico e dominar as técnicas da TCC;
- lidar com pacientes com diferentes transtornos e alcançar resultados efetivos;
- fazer diferença no atendimento, promovendo mais bem-estar psíquico e qualidade de vida;
- consolidar o nome como profissional de excelência.
A pós-graduação em TCC do Instituto Cognitivo tem os diferenciais que os profissionais de Psicologia precisam para serem referência em atendimento de qualidade. O curso é reconhecido pelo MEC, feito 100% online e ministrado por professores qualificados e com experiência clínica.
Com a especialização em TCC, os profissionais ampliam seu repertório teórico e técnico e adquirem o preparo necessário para lidar com casos complexos, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Gostou deste material? Entre em contato com o Cognitivo e saiba mais sobre nossos cursos de terapia cognitivo-comportamental!