Você conhece a Psicoterapia online? Saiba mais neste artigo!

A busca por ajuda psicológica é algo cada vez mais comum e importante no mundo moderno. Não só para pacientes acometidos por doenças, mas também para aqueles que passam por momentos difíceis e precisam de orientação. Porém, muitas pessoas têm limitações de tempo ou podem não se sentir confortáveis para ir até o consultório. Nesses casos, a psicoterapia online é uma boa alternativa.

Para aqueles que conhecem bem a área da psicologia, a ideia de prestar esse serviço pela internet pode parecer um pouco estranha. Porém, apesar de trazer algumas limitações, ela também cria diversas possibilidades de atendimento e atende a algumas das maiores demandas de vários pacientes sem comprometer a confiança no atendimento.

Quer entender melhor como funciona esse tipo de psicoterapia e quais são seus diferenciais? Então, acompanhe:

O que é a psicoterapia online?

Como o nome já deixa a entender, trata-se da psicoterapia que é realizada a distância, por meio de comunicação virtual, como chat online, e-mail ou conversas de vídeo.

A ideia de realizar consultas a distância não é tão nova quanto parece. O relato mais antigo, na verdade, vem dos trabalhos de Sigmund Freud. Ele realizou consultas e análises usando cartas como ferramenta terapêutica para tratar seus pacientes.

No Brasil, a modalidade da consulta online teve suas primeiras aparições na década de 90, quando computadores e e-mails começam a se tornar mais comuns no dia a dia da população. Atualmente, com mais opções de comunicação online, os recursos disponíveis para o processo terapêutico aqui também são bem maiores.

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Como mencionamos, a psicoterapia online traz novas possibilidades, mas também oferece oportunidades para oferecer os benefícios da psicoterapia. Veja aqui algumas das principais vantagens e desvantagens que você terá ao aplicar esse método:

Comodidade para o paciente

A primeira vantagem, naturalmente, é a possibilidade de realizar as consultas sem que o paciente se desloque até o consultório. Para aqueles que apresentam uma agenda muito fechada ou problemas de ansiedade, as consultas online podem ser a única forma de ter acesso a esse tipo de serviço.

Em alguns casos, essa comodidade pode ser o diferencial que um indeciso busca. Apesar de sua importância, muitas pessoas não se sentem compelidas a buscar ajuda psicológica. Tornar o serviço mais conveniente para elas é uma forma de quebrar essa primeira barreira.

Limitação das técnicas aplicadas

Pela própria natureza das conversas online, há certos componentes da psicoterapia que não podem ser facilmente aplicados online. Profissionais que utilizam técnicas corporais, por exemplo, não têm como fazer uso desses conhecimentos em uma conversa por e-mail ou vídeo. Tudo precisa ser resolvido pelo diálogo.

Isso não é um problema para todas as abordagens, pois muitas se baseiam na escolha de palavras e nos relatos do paciente. Porém, isso também limita as ferramentas de análise do psicólogo. Mesmo alguns testes são mais bem aplicados presencialmente do que online. Esteja ciente dessa limitação antes de considerar esse tratamento.

Maior acessibilidade

Se para alguns a psicoterapia online é uma questão de conforto, para outro, é uma necessidade. Pessoas que vivem em cidades pequenas, áreas isoladas e outros pontos em que você não teria acesso ainda podem precisar desse tipo de ajuda.

Como a consulta online é a única opção nesses casos, não há como buscar muitas alternativas. Na prática, ainda será um processo terapêutico a distância como qualquer outro, mas sem as mesmas limitações de espaço e tempo.

Dependência da conexão

Infelizmente, só é possível realizar o processo online se tanto o paciente quanto o profissional tiverem acesso fácil à internet. Dependendo do local e dos recursos disponíveis, isso pode dificultar a execução das consultas ou mesmo impossibilitá-las.

Além disso, os dois também estarão sujeitos à instabilidade da conexão de tempos em tempos. Quando ocorrer uma chuva ou algum erro no serviço, tanto o paciente quanto o cliente podem ficar impossibilitados de se falar. Sendo assim, além de adaptar seus métodos, você precisará também investir em uma conexão estável de alta qualidade para prestar um bom serviço pela internet.

Serviço de menor custo

Algumas das principais despesas para o psicólogo hoje são relacionadas ao espaço. Alugar um consultório pode sair bem caro dependendo do local e esse preço precisa ser repassado para o cliente final. Em muitos casos, isso é o que torna o preço da consulta pouco acessível para muitos clientes.

Nesse caso, a psicoterapia online também se apresenta como uma alternativa mais barata. Como não é necessário nada além de uma boa conexão de internet e, em alguns casos, um microfone de boa qualidade, cada consulta pode ser bem mais barata para os dois lados.

Possibilidade de perda de interesse do paciente

A praticidade é o maior benefício para quem realiza o processo terapêutico online, mas também pode ser a maior armadilha. Como é muito fácil se conectar e conversar com o psicólogo, a possibilidade de que o paciente se atrase e perca o comprometimento com o tratamento é bem mais real.

Diante disso, o profissional precisa estar atento aos sinais de distanciamento e se preparar para lidar com tais situações ao longo de alguns tratamentos.

A prática da psicoterapia online é segura?

Essa é uma dúvida comum e muito importante para quem deseja prestar esse tipo de serviço. Afinal, se não for possível assegurar a privacidade do paciente, então esse não seria um bom método para realizar o atendimento.

De acordo com a legislação sobre o atendimento psicológico online, todas as regras relativas à ética profissional válidas para o atendimento presencial também têm o mesmo peso nas consultas online. Sendo assim, é dever do profissional oferecer essa segurança aos seus pacientes durante o tratamento.

Claro que, para evitar violação de dados, é importante investir em ferramentas de segurança digital, como firewalls e antivírus — tanto da parte do psicólogo quanto do paciente.

Considerando todas essas informações, já deve estar mais claro que a psicoterapia online é uma opção válida para muitos profissionais e pacientes. Entendendo seus prós e contras, você poderá tomar uma decisão mais embasada antes de colocá-la em prática.

Agora, que tal aprender mais sobre diferentes métodos de terapia? Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Cancelar